domingo, 28 de setembro de 2014

4851 - Bacia do Vale do Caí

A bacia hidrográfica do Rio Caí é maior do que a maioria das pessoas imaginam


Quando se fala do Vale do Caí, geralmente se refere à região que é composta por 20 municípios. Os sete maiores maiores, Montenegro, Portão, São Sebastião do Cai, Bom Princípio, Feliz, Capela de Santana e Salvador do Sul e mais 13: Brochier, Maratá São José do Sul, Pareci Novo, Harmonia, São José do Hortêncio, São Pedro da Serra, Barão, Tupandi, São Vendelino, Alto Feliz, Vale Real e Linha Nova.
Mas essa é a conformação política da região. Esses são os municípios que integram a Associação dos Municípios do Vale do Caí (AMVARC).
Num outro modo de ver, o Vale do Caí é o território pelo qual se estende a bacia hidrográfica do rio Caí. Ou seja: a parte do território no qual se encontram o rio Caí e os seus afluentes.
A água da chuva que cai sobre a cidade de Caxias do Sul corre, na sua maior parte para o rio Caí, através de arroios que convergem para esse rio. A cidade de Caxias do Sul e grande parte do município de mesmo nome pertencem, portanto, ao Vale do Caí. O mesmo se pode dizer de Farroupilha, Carlos Barbosa, Canela, Gramado, São Francisco de Paula, Nova Petrópolis, Picada Café, Presidente Lucena, Morro Reuter, Dois Irmãos, Ivoti e Lindolfo Collor.

Foto do acervo de Mário Glaeser

Nenhum comentário:

Postar um comentário