sábado, 11 de outubro de 2014

4888 - Tostão, Martin, Pércio, Mauro Coelho e Cacique: destaues do Guarani

Grandes craques jogaram pelo Esporte Clube Guarani
O Esporte Clube Guarani foi o principal time do futebol caiense na maior parte do século XX. Fundado já na segunda década do século, ele quase sempre dispôs do melhor campo, do melhor time e da maior torcida.
Só no final do século, o Riachuelo, o Rio Branco e o Altaneiro da Barra conseguiram rivalizar com o time do bairro navegantes.
Grandes jogadores vestiram a camisa índia. Nas fotos acima, Tostão (que foi jogador profissional e, depois, motorista da Empresa Caiense de Ônibus), Pércio Piovesan (foi jogador profissional, no time do Floriano, atual Novo Hamburgo e depois fiscal de ICM), Martim Adams (representante comercial, não jogou  profissionalmente), Mauro Coelho (o maior futebolista caiense dos velhos tempos, filho de comerciante local, jogou principalmente no time do Cruzeiro, de Porto Alegre, onde ficou célebre com o apelido de Barrilzinho de Pólvora, foi também vereador caiense). As fotos foram feitas por volta da década de 1960, provavelmente no campo do Guarani.
Até a década de 1960, aproximadamente, existiram dois campos de futebol no Caí que hoje não mais existem. Um deles localizava-se no quarteirão das casas populares (situado entre o prédio do Forum e a avenida Doutor Cassel. O outro era o campo do Municipal, no bairro Navegantes, 
O nome do clube, no passado, era Sport Club Guarany. Razão pela qual a sigla no  escudo é S C G.

Foto do acervo de João Carlos Savino 



Nenhum comentário:

Postar um comentário