domingo, 12 de outubro de 2014

4905 - Crianças da creche Santo Antônio

O padre Puhl visita a creche Santo Antônio


A creche Santo Antônio, localizada no bairro Navegantes, foi criada pelo Círculo Operário Caiense (COC). Essa entidade começou a ser pensada no início de 1937, quando estiveram presentes no Caí o padre jesuíta Inácio Valle e o presidente da Federação dos Círculos Operários. Era pároco, na época, o padre jesuíta Fernando Müller.
No dia 17 de maio de 1940 ocorreu a fundação do Círculo Operário Caiense e foi aclamada, como diretoria, a do sindicato que já existia na cidade.
Em 1941 o Círculo Operário Caiense  adquiriu uma área (um quarteirão) para a construção de uma creche, vila operária (casas populares) e capela de Nossa Senhora dos Navegantes.  A área pertencia a Pedro Fuchs e custou 7:200$000 (sete mil e duzentos contos de réis. 
No ano de 1942, foi registrado no livro tombo da paróquia que:
"Nos terrenos comprados, no ano passado, para o COC foram construídos, neste ano, sob a administração do pároco, 14 chalés com a rede de saneamento exigida pelo Posto de Saúde."
O quarteirão aqui citado é o mesmo em que se encontram, ainda hoje, a Creche Santo Antônio e a igreja de Nossa Senhora dos Navegantes.

Foto do acervo de Mário Glaeser

Nenhum comentário:

Postar um comentário