domingo, 19 de outubro de 2014

4926 - Correio do Município

O segundo jornal editado em Montenegro foi o  Correio do Município,
que encerrou suas atividades em 1921
Segundo ampla pesquisa realizada por Fernando Marcos Ronna e publicado em Montenegro Ontem & Hoje (ano 1982), Montenegro teve muitos jornais, sendo que o primeiro deles chamava-se O Montenegro. Sua primeira publicação ocorreu em 23 de março de 1898, O jornal era editado por Arthur Uchoa e não durou um ano, devido a desentendimento com a direção política do município.
O segundo foi o Correio do Município,lançado em 1901, dirigido por Octávio Dias Ferraz e José Moreira Magalhães. Em 1903, o jornal estava localizado na rua Capitão Porfírio e saia em duas edições por semana. Neste mesmo ano sua publicação foi suspensa, passando a ser editado em São Leopoldo e, depois, em Caxias do Sul. Voltou a sair em Montenegro no ano de 1909, dirigido por Otávio Dias Ferraz e foi editado até o dia 1º de janeiro de 1921, quando encerrou definitivamente a sua circulação.

Foto do acervo de Romélio Oliveira

Um comentário:

  1. sr.renato klein.esta foto e da agencia do correio,que depois foi anexado o telegrafo.,nao foi uma agencia de jornal.o correio funcionou ali ate 1921,foi demolido e ali no mesmo local foi construido o predio da intendencia,que esta la ate hoje,rua jjoao pessoa,esquina sao joao.anos depois a agencia dos correios e telegrafos construiu um predio ao lado da prefeitura,antes no local d futuro correio havia uma escadaria,que o pessoal usava para ir para a praça da matriz,a mal.deodoro da fonseca,..atenciosamente,romelio alves de oliveira.

    ResponderExcluir