domingo, 30 de novembro de 2014

4989 - Ponte coberta em São José do Hortêncio





Natureza e história preservadas no interior de São José do Hortêncio


Na localidade de Arroio Bonito dos Hess, situada no interior de São José do Hortêncio, existe ainda uma  ponte coberta.
Como as pontes antigas eram feitas de madeira, era costume protegê-las contra a chuva construindo um telhado sobre elas. Isso fazia com que a madeira não apodrecesse tão rapidamente e não precisasse ser substituída com tanta freqüência.
A ponte não é muito comprida, mas permite passagem por sobre um arroio que corre por um valo muito estreito e profundo.  
O arroio chama-se Vigia, segundo informa Alceu Masson na sua Monografia Caí e o seu vale, naquela ponto, é tão profundo que torna a área quase inacessível e imprópria para o aproveitamento agrícola. Por isso, a floresta nativa mantem-se intacta. A ponte e esse ambiente de mata atlântica preservada ficam a apenas cem metros da estrada que liga Caí a São José do Hortêncio, que está sendo asfaltada atualmente.
É área  apropriada, inclusive, para a implantação de um parque municipal. O parque poderia, inclusive, incluir o topo do Morro da Vigia, que é o mais alto da região e permite uma visão espetacular dos vales do Cai e Sinos, além da região metropolitana de Porto Alegre.

Um comentário:

  1. Sou amante da história e da colonização alemã e pertenço ao Município de São José do Hortêncio. Alegro- me ao ver que está sendo resgatada a história de nossos imigrantes alemães bem como dos lusos/ no Vale do Cai. Em sintonia Irmã Lori Braun/ Franciscana Bernardina/ POA/ RS

    ResponderExcluir