sábado, 8 de novembro de 2014

4966 - Armazém da família Ruschel, na Feliz

O armazém Ruschel foi construído, provavelmente,
depois da construção da ponte, em 1900



Atual aspecto do antigo prédio






O passo da Boa Esperança é um lugar em que a travessia do rio Caí era mais fácil do que nos demais. Isso fez com que passasse por ali um ciminho de tropeiros: uma picada no meio da mata pelo qual os tropeiros conduziam boiadas ou tropas de mulas.
Em meados do século XIX já passavam por ali tropas de gado vindo da região de Vacaria e dos Campos de Cima da Serra, indo na direção de Porto Alegre, São Leopoldo e outras povoações gaúchas. Quando o rio estava cheio, devido às  chuvas, os tropeiros precisavam posar no local. Por isso, já na primeira metade daquele século, surgiu ali um pequeno armazém colonial. Local onde os viajantes podiam comprar alimentos e utensílios.
Com o tempo, algumas casas foram sendo construídas nas imediações, depois uma igreja e outros estabelecimentos comerciais. Assim foi sendo criada a povoação de Feliz.
Em 1900 foi construída a ponte de ferro que está lá até hoje. Ela foi feita ao lado do passo porque por ali já passava a estrada. Por sinal, estrada importante, construída por ordem do imperador Dom Pedro II, que ganhou o nome do seu primeiro ministro: Visconde de Rio Branco.
Quando a ponte foi construída, junto a ela foi erguida a importante casa comercial da família Ruschel. Na foto vemos a foto de Sebastian Ruschel, patriarca da família Ruschel na Feliz.
Essa casa ainda existe hoje, com suas características quase inalteradas.

Fotos do acervo de Felipe Kuhn Braun e do site Street Wiew

9 comentários:

  1. Maravilhosa história, queria saber mais da familia Ruschel.Sou da familia de Sebastian e me chamo Ana Luiza Ruschel, natural de cerro Largo/RS

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, Ana Luiza. Tenho em arquivo de word, bastante informações sobre a árvore genealógica da nossa família. Caso te interesse, posso te enviar via e-mail. Meu e-mail é: regis@regisruschel.com.br

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber informacoes da família ruschel de cerro largo,meu Pai de chamava Carlos Alberto ruchel, e eu nao o conheci pecó ajuda +5492302214382 moro na Argentina email eugeniocordobes@outlook.es

    ResponderExcluir
  4. Também sou descendente de Sebastian Ruschel, meu trisavô. Miguel Ruschel, meu bisavô mudou de Feliz para Estrela. Meu avô Antonio Ruschel morava em Santa Clara do Sul (Santa Clara na época). Meu avô Antonio e o meu bisavô Miguel Ruschel, participaram da batalha de Santa Clara do Sul, em 1895. Minha avó era Carolina Arenhardt. alceu@maximobiliaria.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabei de saber que o Sebastian foi meu tataravô, foi bisavó do meu avô (Paulo Ruschel, e do tio Rubem Ruschel). Meu bisavô era o Afonso Ruschel, todos de Estrela.

      Excluir
  5. Morei por 25 anos nessa casa quanta saudade

    ResponderExcluir
  6. de acordo a Solange Ten Catte, que neste armazem nao pertencia a Sebastian Ruschel e sim ao Sr, Diesel

    ResponderExcluir
  7. Acho que a Lisa está fazendo confusão com o Armazém da cidade de Estrela.
    Esse Armazém a própria história do município de Feliz conta como sendo o ARMAZÉM DOS RUSCHEL. Sebastian Ruschel esta sepultado lá no cemitério de Feliz-RS.

    ResponderExcluir
  8. Yo soy uno de sus descendientes y me llamo igual a el... Sebastián Ruschel 😎

    ResponderExcluir