domingo, 7 de dezembro de 2014

5019 - Sociedade Ginástica (Deutscher Turnverrein) de São Sebastião do Caí

22 atletas formavam essa pirâmide humana.
Grande proeza dos atletas caienses
A foto acima mostra uma das proezas realizadas pelos atletas da Deutscher Turnverein de São Sebastião do Caí. Ela foi feita na rua Marechal Floriano, em frente à casa do empresário Adolfo Oderich. Local escolhido, provavelmente, por se tratar de um dos prédios mais altos da cidade naquela época. Esse prédio ainda está de pé e perfeitamente preservado. Ele pertence ao empresário Cristiano Oderich, descendente de Adolfo Oderich, fundador das empresas Oderich no Caí.
A Sociedade Ginástica foi a mais importante entidade social de São Sebastião do Caí. Fundada ainda no século XIX, ela sobrevive até hoje, mesmo que inativa. 
Ela é hoje denominada  de Clube Aliança e tem uma diretoria formada e mantém seus documentos em dia e obrigações pagas. Preserva, também, o seu principal patrimônio: a área da sua antiga sede, que ocupa meio quarteirão na área mais central da cidade.
Seu presidente é o arquiteto Valdir Antoniazi e o que anima a entidade é o projeto de implantação de um grande prédio no qual será instalado um grande shopping center e uma belíssima sede social para o clube.
O menino que está no topo da pirâmide, é Arno Kusminski, filho do instrutor de ginástica Edudardo Kussminski. Arno, que depois tornou-se proprietário da livraria e gráfica Caiense, tinha cinco anos de idade (conforme a memória oral preservada pela família) quando foi feita essa foto. Como ele nasceu em 1908, a foto é de 1913.

Foto extraída do livro A Colonização Alemã e o Rio Grande do Sul, volume II,
de Jean Roche

Nenhum comentário:

Postar um comentário