segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

5023 - As picadas e as mulas

Picadas e mulas era o que se tinha na colônia para o transporte de cargas


A picada era um caminho aberto no meio do mato. Ela surgia, geralmente, como trilho aberto a facão, por um homem ou um grupo de homens. No início, só dá para andar por ela a pé. Com o tempo, se mais pessoas a usarem e com maior freqüência, ela vai se alargando e ela vai se alargando, podendo ser usada por cavaleiros montados em cavalos ou mulas. Mais adiante, algumas  dessas picadas ganham mais importância e passam a ser usadas por carroças puxadas a por bois ou por mulas e, assim, vão se tornando estradas.
Os usuários frequentes se preocupam em melhorar as codições de uso da picada, fazendo pequenas intervenções com o uso  de enchadas e picaretas. Quando o fluxo  mais intenso faz a picada  se tornar estrada, o poder público faz pequenas obras. Os colonos, muitas vezes, prestavam serviço nessas obras em troca do pagamento dos lotes de terra que receberam ao chegar do exterior para as novas áreas de colonização. Mais tarde, eles trabalharam nas obras como forma de pagamento dos seus impostos.
Os animais que aparecem na foto são mulas, que eram muito utilizadas para o transporte de cargas. Observe-se que elas carregam fardos nas costas.

Foto do acervo de Felipe Kuhn Braun

Nenhum comentário:

Postar um comentário