sábado, 13 de dezembro de 2014

5026 - Primeira padaria de Montenegro

A primeira padaria de Montenegro
Nome bilígue











A padaria Bäckerei foi a primeira instalada em Montenegro, no ano de 1887, segundo informação da professora Elisa Moojen Arpini publicada no volume 3 da série de livros Montenegro de Ontem e de Hoje. Segundo a professora, essa padaria situava-se na rua atualmente chamada de Fernando  Ferrari.
Bäckerei, em alemão, significa padaria. Portanto, na inscrição na parede do prédio, o nome Bäckerei não é o sobrenome do proprietário, como era comum usar-se nos estabelecimentos comerciais da época. Na verdade, é uma inscrição bilíngue, com a palavra padaria escrito nos dois idiomas mais usados na cidade àquela época. Em 1887, na verdade, falava-se mais o alemão do que o português em cidades  como Montenegro, Caí e outras da região.
Note-se, nessa foto, como a região central de Montenegro tinha, ainda poucas construções. 
A rua Fernando Ferrari teve outros nomes, anteriormente. O primeiro foi rua da Boa União, depois mudado para rua Conselheiro Camargo.
O nome Fernando Ferrari só foi adotado depois da morte do político desse nome, falecido em acidente aviatório ocorrido em 25 de maio de 1963. Foi um dos fundadores do Partido Trabalhista Brasileiro, mas opunha-se a Leonel Brizola, líder máximo do partido no Rio Grande do Sul. Por isso acabou expulso do partido e fundou o Movimento Trabalhista Renovador, MTR, do qual foi o maior líder. Foi candidato a vice-governador e a vice-presidente da república. Morreu jovem e tinha futuro promissor na política. Sua morte repentina e trágica causou forte impacto, o que motivou a mudança no nome da rua.

Foto do acervo de Romélio Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário