quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

5091 - Madalena Bühler: a prefeita que fez Montenegro crescer

Quase todo o progresso alcançado por Montenegro
nas últimas  décadas ocorreu no governo da prefeita Madalena



Maria Madalena Bühler foi a primeira vereadora eleita em Montenegro (1982) e a primeira prefeita do município (1996). Na eleição para a Prefeitura, atingiu o maior percentual de votos de um prefeito em toda a história, com mais de 60%.

Entretanto, depois destas duas vitórias, ficou em terceiro lugar no último pleito que disputou (2004). Seu nome voltou a ser lembrado em 2008, mas ela decidiu que não iria mais disputar eleições. “Não vou concorrer mais. Já fiz a minha parte. Quero cuidar dos meus netos”, declarou, na época. “A família é mais importante do que tudo”, completou, informando que voltaria a ser uma simples dona de casa. 

Única mulher entre quatro filhos do casal Maria Eracy Leal Machado e Deolandro Viegas Machado, Maria Madalena se criou entre a cidade e o interior. Viveu a infância na localidade de Fortaleza e depois a filha de ferroviário foi para a cidade. Aos 13 anos, teve o primeiro contato com a política, quando entregou ao então governador Leonel Brizola uma carta pedindo melhorias para o trabalho dos ferroviários.

Aos 65 anos, ela enfrenta um grave problema de saúde. Há cinco anos vem realizando tratamento contra o Mal de Alzheimer e hoje encontra-se numa casa de repouso no Caí. Mas deixou o seu legado, pelo grande desenvolvimento que Montenegro teve na administração. O município, que até 1997 enfrentava graves problemas financeiros, adotou uma exitosa política de atração de investimentos, através de incentivos. 

O secretário da fazenda de época, Gerson Schardong, lembra que os resultados foram admiráveis. As dívidas foram sanadas. Madalena deixou a Prefeitura em 2000 com um superávit de R$ 1,4 milhão e o orçamento do município pulou de 17 para 54 milhões em quatro anos. Muitos empregos foram gerados e, com mais recursos, melhorou a infraestrutura da cidade. Tanto que Madalena ficou conhecida como a “prefeita do asfalto”.


Matéria de Guilherme Baptista publicada no jornal Fato Novo 
em 31 de dezembro de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário