O Tennis Clube Caí formou o campeão brasileiro de Tênnis Yarte Adam |
No ano de 1940, conforme consta no livro Monografia Caí, de Alceu Masson, existiam dois clubes de tênis em São Sebastião do Caí: o Tennis Club Caí, que contava com duas quadras para a prática do esporte, e o Brasil Tennis Club, com uma quadra.
Talvez essa duplicidade reflita o clima de divisão que reinou na sociedade da época, dividida entre as pessoas de origem alemã e as de origem lusa.
Os principais clubes eram dominados por pessoas de origem alemã e, neles, as pessoas falvam alemão. Os lusos, por não dominarem a língua, sentiam-se deslocados e, por isso, foram criados clubes para reunir esse setor da sociedade. O próprio nome, Brasil Tennis Club, sugere que seja assim.
A quadra o Brasil Tennis Clube situava-se à frente do prédio atualmente usado pelo Country Clube. Na época, ali funcionava a Liga Esportiva, que também era um clube mais aberto aos caienses de origem lusa. Isso não quer dizer, entretanto, que lusos não frequentasse o clube dos alemães (na época denominado por Alceu Masson como Sociedade Ginástica, depois Clube Aliança) e que os de origem alemã não frequentavam a Liga Esportiva. Os caienses mais educados sempre valorizaram o bom relacionamento entre pessoas das duas origens.
No Tennis Club Caí, formou-se Yarte Adams, caiense que chegou a ser campeão brasileiro de tênis na década de 1960.
O prédio desse clube ainda existe, na esquina das ruas Oderich e Marechal Deodoro. Funciona ali a Creche Vó Beti.
Foto do acervo de Yarte Adams
Nenhum comentário:
Postar um comentário