quarta-feira, 3 de agosto de 2016

5207 - O último pároco jesuíta no Vale do Cai

Padre Hugo foi o último pároco jesuíta no Vale do Cai

O padre Hugo José Mentges está prestes a se despedir da Paróquia Três Santos Mártires das Missões, que vem conduzindo desde janeiro de 2011. Contudo, antes de deixar Salvador do Sul, o religioso será homenageado pela Câmara de Vereadores com o título de Cidadão Salvadorense.

O reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo pároco no município ocorrerá nesta segunda-feira, às 19h, em sessão solene, na Assemssul, já que o legislativo está em recesso. O ato será aberto à comunidade e deverá receber também familiares do padre e amigos de outras paróquias por onde já passou.

Natural de Cerro Largo, o padre Hugo Mentges tem 64 anos de idade. Fez seus estudos primários na Escola Dom Pedro II, na Linha Santo Antônio, Cerro Largo, e os estudos secundários no Colégio Medianeira, dos Irmãos Lassalistas, na mesma cidade. Até completar 25 anos, trabalhou com seus pais na agricultura.

Em 1977, ingressou no Noviciado dos Jesuítas, em Porto Alegre. Após dois anos, fez sua consagração religiosa. Cursou Filosofia na Unisinos e, posteriormente, Teologia, no Centro de Estudos Superiores dos Jesuítas, em Belo Horizonte.

Em 4 de janeiro de 1986, foi ordenado sacerdote jesuíta e foi designado como vigário paroquial em Missal, no Paraná. No ano seguinte, assumiu o Santuário Nossa Senhora da Medianeira, em Santa Maria. 

De 1888 a 1991, cursou Cooperativismo na Philips Universität Marburg, na Alemanha. Em dezembro de 1992, iniciou seus trabalhos pastorais em Nova Petrópolis, onde ficou por 12 anos, acumulando ainda a Paróquia São Lourenço Mártir, da Linha Imperial, Berço Nacional do Cooperativismo. Antes de chegar a Salvador do Sul, foi empossado como reitor do Santuário Sagrado Coração de Jesus, onde está o túmulo do Padre Reus, em São Leopoldo, em 2005. 

O padre Hugo Mentges fará sua missa de despedida da cidade no dia 1º de agosto, às 19h, Igreja Matriz Três Santos Mártires das Missões. O novo pároco salvadorense será o padre Pedro José Ritter. Natural de Poço das Antas, entre 2006 e 2014, foi pároco da Paróquia Nossa Senhora da Purificação, de Bom Princípio, tendo sido, posteriormente, nomeado coordenador diocesano de Pastoral da Diocese, atividade que também continuará exercendo.
Matéria de Cleo Meurer publicada no Jornal Fato Novo

Nenhum comentário:

Postar um comentário