sábado, 6 de janeiro de 2018

5239 - Caxias do Sul em 1880

Em 1980 a atual cidade de Caxias do Sul era apenas um povoado 
recém criado pelos imigrantes italianos.











A imigração italiana no Rio Grande do Sul começou no ano de 1875, dentro de um bem sucedido projeto desenvolvido pelo governo imperial brasileiro.
A colonização alemã na província do Rio Grande do Sul, iniciada em 1824, foi um grande sucesso, ajudando a consolidar o domínio do império brasileiro sobre a esse território que ainda era disputado pelos governos espanhol e argentino. 
Quando aconteceu a Revolução Farroupilha, em 1835, os colonos alemães (na sua maioria) se mantiveram fiéis ao império de Dom Pedro I e tiveram importante papel na derrota dos revolucionários.
Com o fim da revolução, em 1845, os colonos alemães já haviam superado as suas carências iniciais de instalação nas suas novas terras e, valendo-se do seus conhecimentos tecnológicos mais avançados que os dos brasileiros, conseguiram grande sucesso no desenvolvimento da agricultura e indústria na província.
Tal êxito animou o governo imperial a promover um novo fluxo imigratório na década de 1870 e, para isso. Como as terras dos vales dos rios Caí e Sinos já haviam sido ocupadas pelos imigrantes alemães, o governo de Dom Pedro II destinou outra área de terras para a instalação de imigrantes estrangeiros: a Serra Gaúcha.
A Alemanha, então, vivia uma situação bem diferente daquela dos primeiros imigrantes enfrentavam na década de 1820. Os primeiros imigrantes deixaram a Alemanha devido à miséria advinda das guerras napoleônicas. Cinquenta anos mais tarde, os alemães já viviam uma outra realidade e desempenhavam papel central na revolução industrial, com notável desenvolvimento científico, tecnológico e econômico.
A Itália também se beneficiava do progresso científico e tecnológico, mas não do mesmo nível. Além disso, na segunda metade do século XIX ocorreu a Guerra da Unificação da Itália, que também causou muita destruição e miséria.
Por esse motivo, os imigrantes que o governo imperial brasileiro conseguiu atrair para colonizar a serra gaúcha foram os italianos.
A criação da cidade do município de São Sebastião do Caí, em 1875, foi um empreendimento planejado e executado pelo governo imperial brasileiro. Essa cidade foi criada artificialmente, seguindo um plano que fez dela o suporte para a colonização da região serrana. Caxias do Sul, inicialmente, pertenceu ao município de São Sebastião do Caí e só se emancipou no ano de 1890.
Graças ao forte fluxo de imigrantes italianos e ao seu conhecimento tecnológico superior (bem maior que o dos alemães que chegaram ao Rio Grande do Sul em 1824. a colônia italiana de Caxias desenvolveu-se rapidamente, tanto na produção agrícola como na industrial.
As exportações dessa rica colônia eram escoadas através do porto de São Sebastião do Cai. O que fez essa cidade experimentar uma era de grande prosperidade como polo comercial e industrial. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário