sábado, 10 de fevereiro de 2018

5289 - Egydio Michaelsen incentivou a transferência de Nova Santa Rita para Canoas

Canoas já era uma cidade de razoável porte quando conseguiu a sua emancipação, em 1939

Até a primeira metade do século XX, Canoas pertenceu ao município de Gravataí.
 Os comandantes do 3º Regimento  observaram graves problemas de administração nas áreas de Canoas, devido à distância de Canoas da sede municipal, Gravataí. Com base nisso, o Coronel Ivo Borges que estava no comando do Regimento de Aviação, convidou o Dr. Victor Hugo Ludwig a liderar o movimento pró-emancipação de Canoas, que logo procurou o prefeito de São Sebastião do Caí, Egídio Michaelsen, seu amigo. O prefeito então sugeriu a Ludwig que buscasse o apoio de Santa Rita (6º Distrito de Caí) e ambos formassem o novo município.
Com isso, o movimento pró-emancipação de Canoas também foi apoiado pelo Sr. Miguel Fraga de Moraes Sarmento, que era o líder político no 6º distrito caiense, trazendo, em poucos dias, um manifesto com mais de 600 assinaturas pedindo a união do 6º distrito do Caí com o 4º de Gravataí para a formação do novo município.


Em 1937, a instalação do 3º Regimento de Aviação Militar (RAV), hoje o 5º Comando Aéreo Regional (V Comar), foi decisiva para emancipação de Canoas. Victor Hugo Ludwig na liderança do movimento emancipacionista levou as razões da emancipação de Canoas também ao general Flores da Cunha, interventor federal no estado.
Em 31 de março de 1938 o Decreto 7.199 estabelece a divisão administrativa e judiciária do Estado, no qual Canoas continua como distrito de Gravataí, sendo modificado em 29 de novembro do mesmo ano, com o número de Decreto 7.589, elevando Canoas à condição de Vila, e no ano seguinte, no dia 27 de junho de 1939, torna-se cidade pelo Decreto Estadual 7.839. Edgar Braga da Fontoura foi o primeiro prefeito do município que contava com 40.128 habitantes.


Fonte: Síntese sobre a evolução urbana de Canoas - Foto: Fotos Antigas RS


Nenhum comentário:

Postar um comentário