Google+ Followers

Google+ Followers

Google+ Followers

domingo, 18 de março de 2018

5347 - Sobre o edifício Ely

                   O edifício Ely, do empresário caiense Nicolau Ely, foi contruído há 
                   um século e ainda é uma das mais admiradas obras arquitetônicas 
                   de Porto Alegre.



    “O Edifício Ely, atual Tumelero, é um prédio histórico, localizado na cidade de Porto Alegre na rua Conceição nº 283, próximo à rodoviária, foi projetado e construído entre 1922 e 1923 pelo arquiteto alemão-brasileiro Theodor Wiederspahn, para ser uma loja do comerciante Nicolau Ely. Este monumento de arquitetura é considerado patrimônio cultural e um ponto turístico da cidade.
    Construído em alvenaria em estilo neo-renascentista alemão, possui 8 mil m², distribuídos em 4 andares, e 3.220 m² de fachada, decorada com abundância de janelas altas e estreitas com delicadas esquadrias, balaustradas, cúpulas, ornamentos, estatuária e grades em ferro forjado, destacando-se um belo frontão com volutas, sendo internamente simples e despojado.
    ”O prédio foi construído pelo empresário Nicolau Ely, filho da numerosa e próspera família Ely esabelecida em São Sebastião do Caí. Ele mudou-se, ainda jovem, para Porto Alegre, onde prosperou notavelmente. Deixou um legado importante para a arquitetura da capital gaúcha: o edifício Ely, hoje transformado em loja da rede Tumelero e muito bem preservada tornou-se atração turística.

Os dois primeiros parágrafos são de autoria de Victória Calil

Nenhum comentário:

Postar um comentário