domingo, 15 de abril de 2018

5360 - Ações do Deutscher Turverein

O casal Eduard Kusminsky, a esposa Ida Zimmermann e o prédio 
onde ainda funcionam a gráfica e a livraria fundada por Eduard


Note-se que o documento era escrito em alemão. Da mesma forma, esse idioma era a língua mais falada nas ruas e, principalmente, nas casas da cidade

No ano de 1904, o clube caiense chamado Deutscher Turnverein vendeu ações com o objetivo de adquirir um ginásio próprio para a realização dos seus exercícios de ginástica.

Antes da guerra mundial ocorrida nos anos de 1914 o alemão era o idioma mais falado em São Sebastião do Caí, devido ao grande número de imigrantes e descendentes de imigrantes que viviam na cidade. 
Na época o Caí vivia fase de extraordinário desenvolvimento, graças ao seu movimentado porto fluvial pelo qual passava todo o movimento de passageiros e de cargas do Vale do Caí e da região serrana com destino a Porto Alegre.
O nome desse clube, que mais tarde viria a ser o Clube Aliança, pode ser traduzido como Sociedade Ginástica Alemã.
A sociedade Turnverein foi fundada em 14 de junho de 1895 e teve grande impulso graças às qualidades do seu fundador, o imigrante alemão Eduard Kusminsky, que trouxe da sua terra natal (o norte da Polônia, que era povoado por alemães).  Eduardo era um excelente professor de ginástica, mas também atuava como secretário da sociedade.
Como se vê na no documento acima reproduzido, ele assina ao lado de Frederico Müller, Antonio Jacob Renner e Frederico Mentz, como dirigente da sociedade. 
Jacob Renner e Frederico Mentz transferiram seus negócios para Porto Alegre na década de 1910 e tornaram-se grandes empresários, entre os mais importantes do estado na primeira metade do século XX.
Edurad Kusminsky pemaneceu no Caí e atuou também como fotógrafo, além de ser o fundador da Livraria Caiense, empresa que se mantém até hoje como livraria e papelaria, além de gráfica. Nesta gráfica foi editado o livro Cay, escrito por Alceu Masson no ano de 1940.
Eduard era casado com Ida Zimmermann Kusminsty e construiu o prédio onde hoje ainda estão instaladas a livraria e a gráfica fundadas por ele.

Foto e informações de Marisa Selbach

Nenhum comentário:

Postar um comentário