Inicialmente um estabelecimento comercial, o prédio erguido em 1886 foi também agência bancária, quartel da Brigada e serviu até como presídio |
A comunidade de São Sebastião do Caí conhece hoje, dia 15, às 19 horas, no Centro de Cultura, o projeto que pretende recuperar a antiga sede do Banco Pelotense, onde até meado dos anos 1980 funcionou o antigo presídio da cidade. A apresentação terá presença do secretário estadual da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Victor Hugo Alves da Silva, e do diretor de Fomento da secretaria, Rafael Balle, e será feita pelos técnicos da empresa Escaiola Arquitetura Rara, que obteve junto o governo do Estado recursos pra custear o projeto final.
O projeto concluído foi apresentado na segunda quinzena de setembro em reunião com o Instituto do Patrimônio Histórico do Estado (Iphae) e Secretaria Estadual da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, ocorrida em Porto Alegre. A proposta é viabilizar a criação de um amplo espaço para atividades culturais, batizado de Banco de Talentos do Caí. Estão previstas reconstrução e transformação do local, hoje em ruínas, em uma nova opção para oficinas e manifestações culturais. “Vale destacar que o projeto foi aprovado e totalmente pago pelo Estado. Agora cabe ao município e o governo estadual buscar os recursos par sua execução”, destaca a coordenadora de Cultura da prefeitura, Ingrid Borchhardt.
O antigo presídio fica localizado na esquina das ruas Tiradentes com General Câmara, bairro Navegantes. Foi construído em 1886 e hoje é a única sede com paredes ainda em pé a ter sediado uma agência do extinto Banco Pelotense, entidade que marcou época no desenvolvimento do interior do Estado até a primeira metade do século 20. Devido ao fato de estar ao lado do Centro Integrado Navegantes e próximo da Escola Municipal Alencastro Guimarães, a estrutura após restauro deverá ser usada para atividades culturais e com estudantes da comunidade local, por isso a criação do Banco de Talentos do Caí.
Matéria de Ricardo Marques publicada no site da Prefeitura de São Sebastião do Caí
Matéria de Ricardo Marques publicada no site da Prefeitura de São Sebastião do Caí
Nenhum comentário:
Postar um comentário