terça-feira, 16 de outubro de 2018

5431 - Projeto de restauro da antiga casa comercial Frederico Engel é apresentado aos caienses

Além da recuperação do antigo prédio construído por Frederico Engel,
será construído um novo prédio destinado a atividades culturais

A comunidade de São Sebastião do Caí conheceu, no dia 15 de outubro de 2018, às 19 horas, no Centro de Cultura, o projeto que pretende recuperar o imponente prédio que já foi sede do Banco Pelotense. O mesmo prédio onde, até meado dos anos 1980,  funcionou o antigo presídio da cidade. 
A apresentação foi feita pelos técnicos da empresa Escaiola Arquitetura Rara, que obteve junto o governo do Estado recursos para custear o projeto final.
O projeto concluído foi apresentado na segunda quinzena de setembro em reunião com o Instituto do Patrimônio Histórico do Estado (Iphae) e Secretaria Estadual da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, ocorrida em Porto Alegre. 
A proposta é viabilizar a criação de um amplo espaço para atividades culturais, batizado de Banco de Talentos do Caí. 
Estão previstas a reconstrução e transformação do local, hoje em ruínas, em uma nova opção para oficinas e manifestações culturais. 
“Vale destacar que o projeto foi aprovado e totalmente pago pelo Estado. Agora cabe ao município e ao governo estadual buscar os recursos par sua execução”, destacou a coordenadora de cultura da prefeitura, Ingrid Borchhardt.
O antigo presídio fica localizado na esquina das ruas Tiradentes com General Câmara, no bairro Navegantes. Foi construído em 1886 e hoje é a única sede do antigo Banco Pelotense com paredes ainda em pé. a ter sediado uma agência do extinto banco
Devido ao fato de estar situado ao lado do Centro Integrado Navegantes e próximo da Escola Municipal Alencastro Guimarães, a estrutura - após restauro - deverá ser usada para atividades culturais e com estudantes da comunidade local, por isso a criação do Banco de Talentos do Caí.
A área ao lado do velho prédio, com frente para a avenida Tiradentes, também será utilizada para a construção de um moderno prédio, que será utilizado para fins culturais e educacionais.

Matéria de Ricardo Marques 

Nenhum comentário:

Postar um comentário