quarta-feira, 14 de novembro de 2018

5437 - De região estagnada a exemplo de desenvolvimento para o país

Da grande cidade de Montenegro à pequena São Vendelino, a região banhada pelo rio Caí teve extraordinário desenvolvimento nas últimas quatro décadas 

Chama atenção, cada vez mais, o fato de que o Vale do Caí é a região mais desenvolvida do país.
Fato muito notável, se considerarmos que, até meados do século XX a região se caracterizava pelo atraso na comparação com as outras regiões do seu entorno?
Até 1980, São Sebastião do Caí era uma cidade estagnada. Montenegro, que teve uma fase de brilho nas décadas e 50 e 60, perdeu impulso. E, dos outros municípios existentes na região na época, Feliz, Salvador do Sul tinham desenvolvimento medíocre. A população do Vale do Caí, nessa época, migrava maciçamente para cidades mais dinâmicas, com destaque para Novo Hamburgo, onde florescia a indústria de calçados. Portão era o único município da região que apresentava progresso significativo, graças à proximidade e semelhança com o Vale do Sinos.
Em 1980 ocorreram fatos que começaram a mudar a realidade regional. 
Um deles foi o movimento emancipacionista, que resultou na criação do município de Bom Princípio, em 1982. No ano seguinte, Hilário Junges assumiu a prefeitura daquele município e fez um governo tão brilhante e produtivo que mudou totalmente a realidade daquele antigo distrito caiense. Esse sucesso espetacular incentivou a emancipação de 14 outras localidades interioranas: Brochier, Tupandi, São Vendelino, São José do Hortêncio, Capela de Santana, Harmonia, São Pedro da Serra, Pareci Novo, Maratá, Barão, Alto Feliz, Vale Real, Linha Nova e São José do Sul. 
Além de servir de estímulo às demais emancipações, Bom Princípio deu-lhes a receita do sucesso administrativo: contenção nos gastos, especialmente na folha de pagamentos + investimento da prefeitura no estímulo à produção. Em outras palavras: é preciso conter os gastos para que sobre recurso para investir no aumento da geração de riqueza no município.
Seguindo esse modelo, todos os municípios novos progrediram muito e não há dúvida de que a qualidade das administrações municipais foi fundamental para isso. Estatísticas atuais confirmam que as administrações municipais do Vale do Caí são as melhores do país.
O que contribuiu muito para o impressionante progresso observado na região nos últimos tempos, foi o desenvolvimento das integradoras Frangosul, Naturovos, Agrosul e Ouro do Sul. Empresas que operam a produção de carnes e ovos em regime de integração com produtores rurais da região. Tanto nas indústrias como nas granjas, a produção tem elevado grau de eficiência e produtividade e esta produção tornou-se a maior geradora de riqueza da região. A produção de aves e suínos teve o seu desenvolvimento grandemente favorecido pelo fato das prefeituras apoiarem fortemente a implantação de modernos aviários e pocilgas. Modelo criado no município de Tupandi, no governo Hilário Junges (outra vez), e seguido por boa parte dos demais municípios. 
A eficiência das administrações na promoção da atividade econômica não se resumiu ao setor de carnes. As prefeituras também se empenharam e tiveram sucesso no estímulo à indústria, comércio, setor primário e serviços de modo geral. E todos esses setores cresceram, gerando grande crescimento econômico, fortalecendo as próprias prefeituras e melhorando a renda e a qualidade de vida da população.
Estatísticas mostram que o Vale do Caí já é hoje a região mais desenvolvida do país e o progresso continua intenso, contrastando fortemente com a situação que se observava 30 anos atrás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário