Foto: Daniel Fuchs Klein
A enchente sempre foi um problema para os caiensesA maior enchente do século XX aconteceu somente no ano 2000, ou seja, no último dos seus cem anos. Nela, o rio subiu 14,75 metros acima do seu nível normal.
O século XXI não esperou tanto tempo e já no seu sétimo ano produziu uma enchente de respeito.
A enchente que ocorreu no dia 24 de setembro de 2007 ficou apenas 12 centímetros abaixo do nivel atingido na enchente do ano 2000. A marca desta enchente foi de 14,75 metros.
O rio já estava alto e o seu nível aumentou muito na segunda-feira devido às fortes chuvas que caíram na região serrana.
Como sempre acontece nas grandes enchentes, milhares de pessoas tiveram de deixar suas casas. E os prejuízos foram enormes.
Em valores, a perda maior foi sofrida pela fábrica Oderich, que foi duramente atingida, tal como já acontecera no ano 2000. Em razão disto, a Oderich adquiriu as instalações que foram da Azaléia, no bairro Vila Rica, mas apenas uma parte do enorme estoque da empresa chegou a ser transferido para lá até o momento.
A água da enchente invadiu todos os prédios da fábrica situada no bairro Navegantes.
Outras empresas caienses também foram atingidas. A elegante loja Phylitis foi invadida pela enchente e o nível da água, no interior da loja, chegou a um metro. Mesmo sendo domingo e apesar da rapidez com que o nível da água subiu durante a noite, os responsáveis pela loja conseguiram tirar todo o grande estoque de produtos a tempo. Restou o trabalho de limpar o prédio e recolocar as mercadorias nos seus devidos lugares novamente. E assim dezenas de outros estabelecimentos comerciais sofreram com a enchente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário