quinta-feira, 15 de abril de 2010

813 - Sankt Wendel

São Vendelino faz juz ao título de Pequeno Paraíso, que lhe é atribuído (foto dos anos 1990)
São Vendelino ganhou esse nome porque muitos dos seus colonizadores vieram da cidade alemã de Sankt Wendel (foto)

No ano de 2003 uma delegação de Sankt Wendel veio conhecer São Vendelino. Um grupo daquela cidade alemã veio conhecer a pequena cidade irmã brasileira. Uma terra de gente germânica situada no sul do Brasil. Estas pessoas estavam curiosas por conhecer este lugar para o qual parentes de antepassados seus vieram, há 150 anos atrás. Entre os alemães que colonizaram São Vendelino, muitos eram naturais de Sankt Wendel. Foram eles que decidiram dar esse nome à localidade por eles fundada, que hoje se transformou na pequena cidade de São Vendelino.
Os habitantes de Sankt Wendel só descobriram a existência de São Vendelino em 1991, por causa de Cristina Holz, uma jovem de Novo Hamburgo que, pesquisando as origens de seus antepassados, foi visitar a cidade de Sankt Wendel, no sul da Alemanha. Lá conheceu seu primo em terceiro grau Klaus Lauck, que interessou-se muito pela existência desta pequena cidade irmã no continente sul americano.
Jair Baumgratz, primeiro prefeito de São Vendelino, interessou-se também pela cidade irmã alemã e foi visitá-la. Os laços foram se estreitando e foi decidido que as duas cidades se tornariam, oficialmente, cidades irmãs. E, desde então, relações especiais se estabeleceram entre elas.
Segundo observa Klaus Lauck, "Os habitantes de Saarland, que imigraram para São Vendelino no final do século XIX, não precisaram se adaptar. Para onde eles foram não havia nada”.
De fato, os primeiros colonizadores estabeleceram-se no meio da selva. Num lugar onde haviam poucos homens brancos de origem portuguesa. O vilarejo que eles criaram aqui, era uma comunidade germânica. E, assim como outras localidades pequenas que permaneceram relativamente isoladas, com pouco contato com pessoas de origem portuguesa, preservaram o uso da língua alemã e dos costumes trazidos da Alemanha. Enquanto os imigrantes estabelecidos em Porto Alegre ou em São Paulo se abrasileiravam, os das pequenas colônias interioranas, continuaram sendo alemães.
A amizade dos habitantes de Sankt Wendel pelo povo de São Vendelino levou à criação do Círculo de Amizade Teuto-brasileiro, que tem em Jügen Zimmer um dos seus principais líderes. Jürgen visita o Brasil frequentemente e procura contribuir para o estreitamento das relações entre o povo alemão e seus parentes que um dia deixaram a velha pátria para integrar-se ao povo brasileiro. Mas sem esquecer suas origens.
Sankt Wendel é um distrito do estado alemão pertencente ao estado alemão denominado Saarland (ou, resumidamente, Saar). Também é conhecido pelo nome Sarre. Dezesseis municípios compõem o distrito de Sankt Wendel e a sua capital se chama, também, Sankt Wendel. O distrito de Sankt Wendel conta, além da capital, com os municípios de Freisen, Marpinen, Namborn, Nohfelden, Nonnweiler, Obrthal e Tholey.

Um comentário:

  1. Olá! Onde eu posso conseguir mais dados sobre os imigrantes vindos de Sankt Wendel.

    Obrigada.

    Denise Tania Meyer Machado

    ResponderExcluir