sexta-feira, 6 de agosto de 2010

879 - Dos arquivos de Hélio Alves de Oliveira XI

O imponente prédio da Viação Férrea foi restaurado

A VIAÇÃO FÉRREA E O PROGRESSO DE MONTENEGRO

Em pouco tempo, desde 1909, Montenegro tornou-se uma cidade movimentada, e sede da Viação Férrea do Rio Grande do Sul.

Com a mudança, pouco a pouco todos se ambientaram com a nova ferrovia. Os habitantes de Montenegro, com esse novo meio de transporte, usavam-na freqüentemente.

A ESTRADA DE FERRO FOI BEM RECEBIDA

Pelos poderes públicos e o povo em geral de Montenegro, trazendo o progresso para MONTENEGRO.

RELATÓRIO DO INTENDENTE JOAQUIM DE OLIVEIRA

Antes de encerrar, com a apresentação do projeto de orçamento para o ano seguinte, cumpro o dever, com justa satisfação, todos quanto vós, se interessam pela prosperidade do município. Na última audiência com o Governador do Estado (Presidente à época) autorizou-me a declarar-vos que, em breve, serão encetados os trabalhos da ESTRADA DE FERRO, que, partindo de Montenegro, se dirigirá a GARIBALDI e BENTO GONÇALVES, prolongando-se mais tarde até Passo Fundo.

Estou certo que analisarei na devida conta, a grandiosa perspectiva que este cometimento representa para Montenegro, e cuja realização constituirá mais um título que recomendará o grande estadista riograndense, à nossa indefetecível gratidão.

Joaquim de Oliveira – Intendente de Montenegro.

O PROJETO

De um RAMAL ferroviário a Vacaria e Alfredo Chaves, os trilhos da Viação Férrea chegarão daqui a cinco anos. Vacaria, por onde trafegam apenas trens de carga.

COMO SE VÊ

A nossa cidade estava ligada a todas as linhas férreas do estado do RS construída pela EMPRESA BELGA AUXILIARE: abrangia todos os recantos do Estado, atingindo cidades importantes onde trens se detinham, nos mais distantes recantos gaúchos, Até Porto Alegre a distância era 77 km; 686 a Uruguaiana; até Marcelino Ramos 847 km e 921 km até Rio Grande. Porto Alegre a São Leopoldo era muito procurada.

CHEGAM OS FERROVIÁRIOS A MONTENEGRO

Montenegro ia aumentando tanto na parte urbana quanto nos setores comerciais e com a ferrovia em Montenegro, cresceu extraordinariamente. GRANDE NÚMERO DE FERROVIÁRIA era formado por montenegrinos natos; outros passaram por Montenegro a chefes de diversas repartições ferroviárias contribuíram também para o progresso de Montenegro, escriturários, conferentes e outros – havia muitos solteiros, com uma maioria de telegrafistas, rapazes que logo se foram adaptando à vida da cidade de Montenegro. Alguns constituíram família em Montenegro, casando com moças montenegrinas.

HOUVE ÉPOCAS DE OURO

Na vida ferroviária desta cidade. Isto sucedeu em virtude de deficiências de ordem administrativa, sempre no intuito de servir à coletividade satisfatoriamente, e com ela ao ESTADO e ao Brasil, tanto comercialmente como no rápido transporte de tropas militares na defesa de ideais pátrios (MONTENEGRO DE ONTEM E DE HOJE – 2º Volume p.448/50).

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