sexta-feira, 6 de agosto de 2010

880 - Dos Arquivos de Hélio Alves de Oliveira X

Os guaranis eram os índios que habitavam o Vale do Caí antes da colonização alemã

A VIDA DOS INDÍGENAS NO RIO GRANDE DO SUL

Como se sabe, os indígenas foram os primitivos habitantes do território do RIO GRANDE DO SUL.

Os silvícolas, que viviam em MONTENEGRO e arredores, faziam incursões locais e iam até a região de São Leopoldo ou CAXIAS DO SUL, e vive-versa, onde atacavam as moradias dos IMIGRANTES ALEMÃES E ITALIANOS, para o que ficavam DE TOCAIA, à espreita aguardando pacientemente que os HOMENS saíssem de casa para o TRABALHO DE ROÇADOS ou plantações;

A PESQUISA

PESQUISA que fizemos, em muitas fontes, inclusive no magnífico LIVRO HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL, da Editora GLOBO e de autoria do HISTORIADOR ARTUR FERREIRO FILHO, levaram-nos a DESVENDAR um pouco, à parte menos DIVULGADA DA LITERATURA INDÍGENA: O modo de vida dos filhos da SELVA.

COMO VIVIAM OS INDÍGENAS DO SUL

A pesquisa abrange os usos e costumes dos SILVÍCOLAS localizadas no RS, notadamente nos ATUAIS VALES DO CAÍ E SINOS, - os TUPIS guaranis, os TAPES, os CAAGUAS, os arachás e os CARIJÓS, os CHARRUAS, os Minuanos, os Quenosas e os PATOS.

ORIGEM DO NOME ÍNDIO

Os habitantes do continente americano passaram a ser conhecido como ÍNDIOS, desde que os NAVEGANTES aqui chegaram passaram HAVER ATINGIDO A COSTA da ÍNDIA, daí temos denominado a REGIÃO DE ÍNDIAS OCIDENTAIS e índios os seus habitantes PRIMITIVOS.

OS GUARANIS

Além de GUARANI, ser o nome de uma TRIBO que habitava a REGIÃO DO ALYO URUGUAI. Era também a denominação GERAL PARA A LÍNGUA TUPI – GUARANÍS diferem profundamente dos DIALETOS TAPUIASA.

ALIMENTAÇÃO

Os nossos indígenas DESTRATAVAM O PESCADO AO FOGO, e fabricavam o PIRACUÍ, farinhas de PEIXE que os EUROPEUS, depois admiravam pela conservação PROLONGADA e pelo excelente VALOR NUTRITIVO.

AS FRUTAS DO MATO

Os ÍNDIOS faziam BEBIDAS SABOROSAS com que se EMBRIAGAVAM NAS FESTAS. Maceravam e, cozinhado AMÊNDOAS ESPECIAIS, obtinham o OUSSAI e o BACABÁ, bebidas deliciosas e PERFUMADAS.

O FOGO: O FOGO foi para os aborígines o melhor e MAIS EFICIENTE E MAIS ÚTIL DOS CONHECIMENTOS. E DELES souberam explorá-lo como nenhum OUTRO POVO PRIMITIVO. Empregavam-no NA CONSTRUÇÃO DE CANOAS, nas TABAS mantinham-nos PERMANENTEMENTE acesos e, quando tinham que dormir no MEIO DA MATA acomodavam-se EM TORNO DE GRANDES FOGUEIRAS abrigando-se do FRIO SULINO e defendendo-se das FERAS RÉPTEIS.

MOQUEM: NO MOQUEM (grelha de VARGAS) assavam as CAÇAS E OS PESCADOS. EMPREGAVAM A FUMAÇA PARA DESENTOCAR ANIMAIS ESCONDIDOS. Às florestas e às POVOAÇÕES. (FONTE: FUNAI – Zero Hora 6.1.2007 p.40).

Nenhum comentário:

Postar um comentário