sexta-feira, 6 de agosto de 2010

884 - Dos arquivos de Hélio Alves de Oliveira VI

O prefeito Hélio Alves recebendo homenagem dos clubes de serviços e no seu gabinete, na prefeitura

AS SOCIEDADES DE MONTENEGRO
Várias Sociedades existem na cidade de Montenegro, de homens de cor, brancos e outros, como segue:
MONTENEGRO – SOCIEDADE FLORESTA – 1916
Sociedade recreativa de homens de cor, fundada em 28 de Setembro de 1916, com sede à rua Dr. Flores da Cunha, tradicional entidade de Montenegro.
EM 1924 – DIRETORIA
Presidente: Alfredo de Sá Brito; Vice -Zacharias Fagundes; Secretário: Roberto Bento; Tesoureiro: Brasilino Silva; Fiscal – André Fernandes; Diretores: João Pedro Silva, Omoralino Fagundes, João de O. de Abreu e Casimiro Rodrigues da Silva (ARQUIVOS DO AUTOR);
CLUBE DE REGATAS CAÇA E PESCA CRUZEIRO DO SUL – 1932
Fundado em 26 de fevereiro de 1932, por um grupo de entusiastas do esporte náutico, liderados por Felipe Bertoldo Panitz; Dr. Chagas Carvalho (presidente); Secretário: Próspero Mottin e Oscar Gehlen; Tesoureiros: Hugo Nicolau Gehlen e Osvaldo Wolf; Zeladores: Gustavo Mottin e Alberto Flugrath; Conselho Fiscal: Arnaldo Gaia, Nestor Bender e Hans Gesswein.
O PRIMEIRO BARCO ADQUIRIDO
Adquirido o primeiro barco GTG) do Clube de Regatas União, hoje Grêmio Náutico União, de Porto Alegre, recebeu ele o nome de RONDON, começando as atividades esportivas com grande entusiasmo da mocidade montenegrina, tendo o Sr. José Boll Fº posto à disposição do clube a armazém que possuía na rua 7 de Setembro, à beira-rio.
EM 6 DE AGOSTO DE 1933 NA GESTÃO DO MAJOR CÂNDIDO DE CAMPOS NETTO
O clube adquiriu prédio próprio na mesma rua, com frente para o rio Caí, ao custo de R$ 7:500#000, antes de propriedade da firma AITA. BOLL & CIA. LTDA.
ATENDENDO PEDIDO DO CLUBE
O prefeito municipal de Montenegro mandou fazer melhoramentos remodelando a PRAÇA BORGES DE MEDEIROS e calçando à rua para a inauguração, tendo o marceneiro Adalberto Franco ofertado os móveis que ele mesmo confeccionados.
A BANDEIRA PRÓPRIA
Já com a bandeira própria, em novembro de 1932, a sociedade adquiriu o segundo barco, o IRAPUÁ, do Grêmio Náutico de Cachoeira do Sul, após de nome DOURO.
EM 11 DE DEZEMBRO DE 1932
Havia festival de regatas internas e provas de natação. Era instrutor o Sr. Guilherme Konrad, antigo remador do UNIÃO de Porto Alegre, sendo diretor de regatas o Sr. Bertoldo Panitz.
NOVA DIRETORIA
A diretoria para o biênio 1933/1936 ficou assim formada: Presidente: Campos Neto; Vice: José Norberto Boll; Secretário: Próspero Mottin e Oscar Gehlen; Tesoureiros: Hugo Gehlen e Osvaldo Wolff; Orador: Dr. Chagas Carvalho; INSTRUTOR DE NOVIÇOS: Gustavo Konrad; Diretor de Regatas: Felipe Bertoldo Panitz; Diretor de Natação: Waldemar Gehlen; Diretor de Patrimônio: Willy Petry, Gustavo Mottin, Lauro Bander, Hans Gesswein e Bruno Höher.
NOVO BARCO DE REGATAS
Com novo barco o ALICE, em julho de 1933, realizou-se novas regatas internas, repetindo-se em 23 de fevereiro de 1934

Um comentário:

  1. Parabéns pelo Blog. Fico muito feliz em ver os artigos que o pai fez. Ele sempre gostou de mostrar os fatos históricos da região.
    Adriano Alves de Oliveira

    ResponderExcluir