sexta-feira, 6 de agosto de 2010

885 - Dos arquivos de Hélio Alves de Oliveira V

Surgida na localidade de Campo do Meio, a bergamota montenegrina tornou-se uma riqueza da região

CITRICULTURA EM MONTENEGRO

A bergamota montenegrina teve origem local, em Campo do Meio, 1º distrito de Montenegro, localizado a 8 km da cidade de Montenegro.

A DESCOBERTA DA BERGAMOTA MONTENEGRINA

Foi na propriedade do agricultor João Edvino Derlam, em Campo do Meio. Junto á sua residência havia uma velha horta abandonada, coberta de grama rala.

PARA ACABAR COM O INÇO

O Sr. Edvino Derlam deixou o pé crescer que produzia frutos fora da época habitual, normalmente em Setembro e Outubro, a bergamota era mais saborosa e com a casca mais espessa, mais dura, uma boa constatação para facilitar o transporte.

DE ANO PARA ANO

O fenômeno se repetia e a produção era vendida ao agricultor Leopoldo Kettermann, que também observou a boa qualidade da fruta e sugeriu que se fizessem enxertos das mudas, a título experimental.

E ASSIM FOI FEITO

Com a colaboração do viveirista João Maria da Silva, conhecido por João Valêncio, com 12 garfos dos quais resultaram 11 mudas em 1940, que cresceram e apresentaram frutos idênticos aos da bergamoteira - mãe, muito saborosas.

VIAGEM A TAQUARI / RS

O proprietário Derlam viajou a Taquari para freqüentar um curso de apicultrura, levando consigo alguns garfos da bergamota montenegrina, que os entregou ao agrônomo da Estação Experimental.

A DIVULGAÇÃO DA DESCOBERTA

Com a divulgação da descoberta, viveiristas de todos os recantos chegavam a Campo do Meio para comprar os enxertos, como Urbano Hörlle, Artur Schenk, Carlos Dornelles, Sr. Lammel, Mário Câmara e outros mais.

BERGAMOTA MONTEGRINA

Logo denominaram-na Bergamota Montenegrina, que teve o nome oficializado na exposição de Pareci Novo.

OS PREÇOS

Em 1976, uma caixa de bergamotas custava Cr$ 15,00; a Bergamota Montenegrina custava Cr$ 70,00, pois havia a seu favor ter a casca grossa e firme. Prestando-se admiravelmente para exportação para o exterior.

JOÃO EDVINO DERLAM

É agricultor, apicultor (criador de abelhas), marceneiro, pedreiro e prático de veterinário. Faz casas, galpões, peças de marcenaria, rodas de carretas, eixos, porteiras, túmulos, carneira de enterro etc. – enfim é um faz tudo, sendo um homem de alta estatura e muito talentoso, um homem de grande talento e criatividade e múltiplas atividades na zona rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário