Criado em 1981, o PT caiense foi um dos primeiros núcleos do partido no Rio Grande do Sul.
Havia, no município, um grupo político formado em torno da liderança do professor José Clóvis de Azevedo, dedicado à resistência à ditadura e com forte inspiração socialista.
Este grupo foi uma escola de líderes dos quais se projetaram o próprio José Clóvis Azevedo, que foi secretário municipal de educação em Porto Alegre e primeiro reitor da UERGS, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Outro caiense daquele grupo que hoje ocupa lugar de destaque é Gilson Andrade, que participa da administração da Caixa Federal, em Brasília. E também se projetou José Valdir, que foi vereador em Porto Alegre.
A primeira eleição municipal disputada pelo PT no Caí foi a de 1982, quando Antônio Flores foi candidato a prefeito. O partido conseguiu 7 % dos votos para vereador, no Caí. O que não foi pouco, pois o PT, naquele ano, elegeu apenas um vereador no Rio Grande do Sul.
O Caí, naquela ocasião, foi o município gaúcho em que o PT obteve a terceira melhor votação (proporcionalmente ao número de habitantes).
Mas o PT caiense sofreu com a perda de importantes lideranças, que deixaram o município, e só foi eleger seus primeiros vereadores em 1996 (Celso Moraes e Pedro Griebler). No ano 2000 elegeu Pedro Diomar Flores a vereador e o mesmo elegeu-se vice-prefeito nos anos de 2004 e 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário