No dia 13 de agosto de 2010, o Professor José Clóvis de Azevedo foi agraciado com o título de Cidadão de Porto Alegre. Proposta da vereadora Sofia Cavedon.
Filho de Fortunato Rodrigues de Azevedo e de Anália Ignácio de Azevedo, José Clóvis nasceu e São Sebastião do Caí em 1945. Desde cedo, foi estimulado por seu pai a buscar informações a respeito do mundo, das pessoas e da vida que o cercava. O pai, seu “Dadá” Azevedo, apesar do pouco estudo, era homem de grande sabedoria, tendo passado aos filhos os valor oa educação, da cidadania e da participação política.
José Clóvis é o segundo filho dos quatro que Dadá e Anália tiveram: Irene, a mais velha, professora, Lélia, mãe da soprano Cláudia Azevedo, tambem professora, e Cláudio, o caçula, funcionário público federal e por vários anos um dos diretores do Sindicato dos Trabalhadores da Justiça Federal (SINTRAJUFE).
Clóvis trabalhou na roça desde cedo, ajudado o pai no caminhão em que transportavam lenha e casca de acácia negra.
Seguiu seus estudos graduando-se em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). foi professor em Porto Alegre e também em São Sebastião do Caí.
No final dos anos 80, ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores (PT), sendo ativista destacado do moviento sindical dos trabalhadores da educação, ocupando a Secretaria Geral do CPERS-Sindicato e a vice presidencia da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). Paralelamente a isto, participou de diversos projetos com Paulo Freire, considerado um dos maiores educadores do planeta.
Foi o primeiro reitor da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, UERGS, ainda no governo Olívio Dutra.
Jose Clovis de Azevedo é doutor em educação pela Universidade de São Paulo, USP, licenciado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS. Atualmente é Coordenador de Pesquisa e pesquisador do Centro Universitário Metodista - IPA, de Porto Alegre, onde é também professor no curso de Pedagogia e da disciplina de Educação e Reabilitação no curso de Mestrado em Reabilitação e Inclusão.
Renato, reveja esse perfil, tá meio fraco...
ResponderExcluirSugestão, vá em
http://www2.camarapoa.rs.gov.br/default.php?reg=12780&p_secao=56&di=2010-08-13
lá está uma biografia menos capenga do que essa que te passei. Valeu, um abraço!
foi lutador no cpers!! quero ver agora como fica se do lado dos professores ou como lucia camini traidora total!! Abre o olho Clovis!!!
ResponderExcluiraqui um forte abraço do teu velho companheiro de jornadas de estudos no vale do caí e em são leopoldo, junto com o jovaldir, filho do velho vilmar, ali do areião, e dos tempos de futebol. meu nome; JOSE VANDERLEI QUEVEDO DE AVILA, estou no facebook, para eventual contato, vai em frente, pq. a luta é continua. administrar pessoas é como transitar num serpentuario sem ser mordido, ou melhor, como uma lesma que caminha sobre o fio da navalha, não se corta e sobrevive. assim deveremos ser nosotros, visto que na vida como na politica, aprendemos a arte de engolir sapos.
ResponderExcluir