Conta Nestor Wasen que, em 1960, existia um grupo de garotos que, por iniciativa própria, faziam caminhadas pelas matas da região. O grupo, formado informalmente, era chamado de patrulha Águia. Como Nestor já havia sido escoteiro, resolveu ajudar aqueles garotos a formar um verdadeiro grupo escotista.
Conforme lembrava Nestor Wasem, o grupo escoteiro criado por ele e outros companheiros em 1960, no Caí, deveria chamar-se Abaeté. Palavra que, em linguagem indígena, significa homem honrado. Mas descobrimos que já havia um grupo com esse nome. Então optamos por Taquató, que significa ave que voa alto. A primeira sede do grupo Taquató foi na casa de Nestor, na rua General Osório, 630. Depois, com o crescimento do grupo, as reuniões passaram a ser realizadas no porão da mesma casa.
Entre os primeiros escoteiros figuravam, Maurício Bohn, Luiz Bohn, Júlio Peters, João Carlos Pooter e Cláudio Selbach.
O grupo pioneiro desenvolvia atividades principalmente com os grupos de Montenegro e Bom Princípio. Havia bastante interesse e participação, mas o grupo não se manteve sempre em atividade, pois muitos escoteiros tiveram de abandonar o grupo em virtude deles irem estudar ou trabalhar fora do Caí.
Nenhum comentário:
Postar um comentário