sexta-feira, 27 de agosto de 2010

956 - Escotismo caiense em 1928

No ano em que foi iniciada a construção da Catedral de Santa Cruz do Sul (1928), escoteiros caienses realizaram excursão até aquela cidade

A igreja em frente à catedral, é a antiga matriz, que foi demolida dando lugar a uma praça

No ano de 1960 foi fundado o Grupo Escoteiro Taquató. Um de seus fundadores, Nestor Wasen concedeu uma entrevista no ano de 1997, quando tinha 84 anos, falando da sua experiência com o escotismo no Caí.
Ele contou que já em 1928, quando tinha 15 anos, participava de um grupo escoteiro. Ele estudava no Colégio Evangélico, no Caí, e participava do grupo Pfadfinder, como eram conhecidos os escoteiros daquela época. Grupo liderado pelo Professor Müller. Os escoteiros da época eram chamados de Pfadfinder
Naquela época eram realizadas caminhadas nos morros e nos matos e, anualmente, acontecia um encontro dos escoteiros do Rio Grande do Sul. Ele participou de uma excursão a Santa Cruz do Sul. O grupo viajou de vapor, pelo rio Caí até Montenegro e, dali a Santa Cruz, foram de trem.
Lembra que chovia muito naquela ocasião e o rio estava cheio. Por isso, quando o vapor passou embaixo da ponte ferrroviária da Mariazinha (um pouco antes de chegar a Montenegro) foi necessário retirar o chaminé para não bater na ponte.
Os membros do grupo caiense foram hospedados nas casas dos colegas escoteiros de Santa Cruz e fizeram visita a uma fábrica de cigarros da cidade.
Em 1926 correu um encontro estadual de escoteiros no Caí, no qual foi fundada a PFADEFINDERBUND VON RIO GRANDE DO SUL (Associação dos Escoteiros do Rio Grande do Sul). Foi, então eleito o sergipano Georg Black como Oberfeldmeister (Chefe Supremo).

Um comentário: