Quando Bom Princípio se emancipou, tinha menos condições do que Conceição tem atualmente
Quais são os municípios mais ricos e prósperos do Vale do Caí?
Quem respondeu Montenegro e São Sebastião do Caí está errado.
O mais rico, hoje, é - sem dúvida - Tupandi. Este pequeno município era um dos dois mais pobres da região antes de emancipar-se, hoje é um exemplo para o Brasil. Uma verdadeira potência econômica, que proporciona à sua população qualidade de vida equivalente à do primeiro mundo.
E a situação não é diferente nos outros municípios que se emanciparam nas últimas décadas.
Começando por Bom Princípio, pode se constatar uma diferença brutal entre o que era esse antigo distrito caiense e o que é o município hoje. Lá as estradas do interior são asfaltadas e a antiga vila trnsformou-se numa cidade bem estruturada, moderna, e repleta de altos edifíícios.
E o mesmo se pode dizer de São José do Hortêncio, município que é apontado como um dos mais bem administrados do país. Antes da emancipação não havia nem um metro de rua pavimentada. Só uma estrada poeirenta. Hoje, a avenida Mathias Steffens é a maior avenida de toda a região, totalmente pavimentada e sem buracos ou remendos.
Capela de Santana é o município mais pobre da região. Não acompanhou o ritmo de outros municípios emancipados. Mas, mesmo assim, quanto progresso obteve depois da sua emancipação. E lá não faltam Delegacia, Brigada, Posto de Saúde, Escola de Segundo Grau e tantas coisas que antes não existiam por lá.
No Vale do Caí - assim como em outras regiões do estado e do país - foram criados municípios até em localidades que aparentavam não ter a menor condição para isso. Foi o caso, por exemplo, de São Vendelino e Linha Nova. Com população inferior a 2.000 habitantes, estas duas comunidades não pareciam ter condição nenhuma de se autogerir. Mas o que se vê hoje são municípios bem estruturados, capazes de proporcionar altos níveis de qualidade de vida para a sua população. Muito acima do padrão normal da população brasileira.
Mas, enquanto estes municípios souberam dar o passo certo para a sua independência e prosperidade, algumas localidades ficaram acomodadas e indecisas, perdendo a oportunidade de melhorar enormemente as suas possibilidades de progresso
Gostaria de saber quais são os principais geradores de renda e economia por municipio e se o processo de emancipação tem apoio das industrias e comercios instalados nos mesmos?
ResponderExcluirMais existe algum setor produtivo mais relevante em cada municipio da região? se puder me responder com brevidade eu agradeço muito !!!!!
Estou pesquisando a respeito e não tenho como ir a campo pesquisar mais profundamente o assunto.
Muito obrigada