O Caí, assim como outros municípios da região, precisam aprender com o exemplo de Tupandi
O retorno de ICMS é a principal fonte de recursos dos municípios. Trata-se da parte dos impostos arrecadados pelo governo estadual que retorna para o município. Portanto, quanto maior for o retorno de ICMS, maior a capacidade da prefeitura para realizar obras e prestar serviços à população. É, portanto, um dado muito importante.
Além disso, como o retorno de ICMS depende da produção do município, o índice de retorno indica o grau de desenvolvimento econômico do município.
Por isso, não se pode estranhar que Montenegro tenha o maior índice da região e que Portão tenha o segundo maior. Afinal, esses dois são os municípios mais populosos da região.
O que pode parecer estranho é que Tupandi apareça em terceiro lugar na relação dos municípios do Vale do Caí com maior retorno de ICMS. Isto porque, como pode ser observado na tabela acima, a população de Tupandi é de apenas 3.900 habitantes e a do Caí, que tem menor retorno de ICMS, é de 21.900.
Para quem está ao par dos acontecimentos da região, este fato não chega a surpreender. Tupandi, há mais de 15 anos vem desenvolvendo um plano estratégico de desenvolvimento baseado, principalmente, no incentivo à implantação de aviários, pocilgas e empreendimentos similares. Todos com alta tecnologia e produtividade e ligados a uma empresa integradora (Doux, Naturovos, Agrosul, Agrogen, Cooperativa de Harmonia, Avipal e outras). E esta foi a grande causa do extraordinário sucesso de Tupandi, que é um grande exemplo para os demais municípios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário