Natural de Feliz, Egídio Weissheimer é um dos maiores autores sobre a história da imigração
O Vale do Caí teve papel muito importante no desenrolar da imigração alemã no Rio Grande do Sul. Depois do Vale do Sinos, a região do Caí foi a próxima área a ser colonizada pelos alemães no século XIX. A segunda etapa numa longa jornada para o interior que foi se estendendo ao longo das décadas até mesmo para outros estados e outros países.
Também na tarefa de desvendar e história da imigração alemã e nos revelar como transcorreu este importante fenômeno, alguns dos maiores vultos são do Vale do Caí ou tiveram muito a ver com a região. Foi o caso, no passado, de Aurélio Porto, que foi prefeito de Montenegro, e dos padres Theodor Amstad e Balduino Rambo. Amstad, vindo da Europa, foi pároco no Caí e em São José do Hortêncio e Balduino nasceu em Tupandi.
Carlos Henrique Hunsche, cuja contribuição para o estudo do tema Imigração Alemã no Rio Grande do Sul dificilmente poderá ser superada, nasceu em São Sebastião do Caí.
Infelizmente, todos estes brilhantes intelectuais já se foram, deixando para nós o seu maravilhoso legado. Mas estão aí, pesquisando e produzindo, um número cada vez maior de abnegados estudiosos.
Entre estes, merece destaque Egídio Weissheimer, que tem suas origens no município de Feliz (embora tenha nascido em Pinheiro Preto, SC, dentro do processo de marcha para o oeste realizado pelas novas gerações de colonos de origem germânica).
Egídio é autor do livro Weisheimer. Obra extraordinária da qual muitas informações foram extraídas para este blog. Esta obra, que aparentemente é genealógica, contém também um formidável conteúdo histórico sobre a imigração alemã no Rio Grande do Sul.
Felizmente, Egídio Weissheimer continua nos brindando com novas informações e acaba de lançar um novo livro, também fantástico. Esse sobre a história inicial da antiga colônia, hoje município, de Feliz.
O livro se chama Os Pioneiros da Picada Feliz. Uma obra maravilhosa cujo interesse não se restringe aos limites geográficos daquele município. Longe dissso. Quem lê a obra tem uma ampla visão de como foi a transferência de milhares de alemães para o território brasileiro.
Quem desejar um contato com o autor pode usar o seu e-mail weissheimer@gmail.com.
Pelo que já publicou, Egídio Weissheimer se coloca entre os maiores mestres da história da imigração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário