O título proposto por André Kercher foi entregue ao atleta em clima de muita emoção. Os familiares Warken, amigos e a família de Deisinara Baumgratz, sua namorada, estava presente ao ato que contou com a presença da maioria dos vereadores. Antes de repassar o título ao jogador, André Kercher fez uso da palavra e elogiou a trajetória vitoriosa do jovem Adilson, lembrando de passagens dele pelos gramados do Vale do Caí. Adilson que jogou pelo São José (Santa Terezinha), Juventus (Feliz) e Guarany (Caí) nunca escondeu o orgulho de ter corrido atrás da bola nos campos do Vale do Caí. E foi nestes gramados que acabou ganhando espaço e sendo descoberto.
Afonso e Marli Warken, pais do atleta, estavam muito felizes sendo possível perceber o orgulho do casal. A irmã de Adilson, Marília, assim como a namorada do atleta, Deisinara, estavam envolvidas com a programação festiva, também participando da tribuna de honra na câmara. “Agora só falta ele aprender a fazer gols como o pai”, diz Afonso (popular Soraia) sorrindo, ao falar do filho que tem a tarefa de desarmar os adversários. Afonso e alguns dos seus irmãos tiveram trajetória vitoriosa no futebol regional e, sem dúvida, tem um pouco de “culpa” na carreira de Adilson, já que o bom futebol está também no sangue.
As camisetas do Grêmio em meio à plateia davam a entender que os tricolores têm um ídolo regional, e depois do evento fizeram dezenas de fotos ao lado dele. Também os colorados, como Paulo Roberto Fagan Vieceli, estavam acompanhando a solenidade, rendendo homenagens a Adilson. “Para nós é uma alegria ver o sucesso do Adilson que, mesmo jogando no Grêmio, nos enche de orgulho. É uma justa homenagem a quem leva consigo o nome de Bom Princípio”, diz Fagan, que é amigo de Adilson.
Ao tomar a palavra, o jovem que já trabalhou em fábrica de calçado, se emocionou. Lembrando das muitas dificuldades que teve na vida dentro e fora dos campos, até que chegasse ao profissionalismo, Adilson trocou palavras por lágrimas. Chorou e fez com que o clima solene passasse para algo bem mais pessoal. Acostumado com microfones e entrevistas, desta feita, Adilson estava falando aos amigos mais próximos e isso o deixou muito mais emocionado. “Agora a minha responsabilidade cresce ainda mais pois será com ainda mais satisfação que levarei o nome de Bom Princípio”, destacou Warken.
Juntamente com o título recebido, Adilson obteve das mãos de André Kercher, uma foto dele nos gramados onde fica imortalizada a carreira no futebol e como representante de Bom Princípio. “Tenho apenas a lamentar que esta garra não usa camisa vermelha”, sorriu André, que é cônsul do Inter na cidade mas que, como grande desportista e cidadão, sugeriu a honraria para Adilson que é uma espécie de embaixador de Bom Princípio pelo mundo.
Adilson era ainda garoto das categorias de base quando foi criada uma comunidade no Orkut – O Alemão Joga Bonito – enaltecendo a sua habilidade e força. Poucos anos transcorridos o Alemão virou alvo de entrevistas de TV, Rádio e até foi capa da Placar de novembro, sendo considerado um dos símbolos do futebol gaúcho.
Entre os muitos títulos que haverá de colecionar na vida, Adilson, certamente, guardará com imensa satisfação aquele recebido quarta, afinal, foi reverenciado no município que ama com convicção.
Matéria de Alex Steffen publicada no jornal Fato Novo (edição de 11 de dezembro de 2010)
Nenhum comentário:
Postar um comentário