Clóvis liderou campanha pela implantação do núcleo da UCS no Vale do Caí e foi seu primeiro diretor
Uma das batalhas de Clóvis frente à Amvarc foi trazer para o Vale do Caí o núcleo universitário da UCS. Para muitos ele pretendia instalá-lo na Feliz, mas a história toda era um engodo político, pois o ex-prefeito de Feliz queria mesmo fisgar a faculdade para o Vale do Caí. “Tinha que ficar em uma cidade central, próxima a RS 122, e o Caí fez a melhor proposta. Méritos do prefeito (Egon) Schneck”, recorda Clóvis.
Antes da faculdade, conforme Clóvis, o Vale do Caí perdia a sua maior riqueza para outras regiões. “Não estou falando de dinheiro, mas sim da perda de suas principais inteligências. As pessoas iam estudar fora e ficavam por lá”, recorda Clóvis, dizendo que desde a vinda da UCS para a região tudo ficou diferente.
Assim que deixou a prefeitura foi convidado para assumir a direção do Núcleo Universitário do Vale do Caí, da Universidade de Caxias do Sul. Ficou no cargo de diretor da universidade até o final de 2008. Encontrar Clóvis na entrada da UCS com a cuia de chimarrão recebendo os alunos era algo comum e assim firmou ainda mais amizades em seu vasto currículo de vida.