domingo, 9 de janeiro de 2011

1076 - As duas cascatas do Maratá

A cascata Maratá é grande e bonita

Mas a cascata Vitória é maior e mais bonita ainda

A cidade de Maratá é privilegiada em vários outros aspectos. Mas o que chama atenção mesmo é a sua riqueza em matéria de cascatas. Nos arredores da pequena cidade, bem perto do centro, existem duas grandes e belas cascatas.
Uma delas é a cascata Maratá, que fica no arroio Maratá, um afluente do rio Caí. A outra, ainda mais espetacular, é a cascata Vitória, no arroio Broxhier (que é afluente do Maratá).
Na cascata Vitória, a água cai num salto de 30 metros. A cascata Maratá é menos alta, mas é lugar muito apreciado como balneário.
Antigamente, o arroio Maratá era usado para a navegação e o transporte de toras de madeira (que eram levadas na água, flutuando). A vila de Maratá, hoje cidade formou-se em virtude de ser ali o último lugar ao qual se podia chegar navegando (para quem vinha de barco, do rio Caí). Depois, as cascatas se constituiam em obstáculos intransponíveis para a navegação. Situação semelhante à de São Sebastião do Caí, que se desenvolveu como porto porque pouco acima existem cachoeiras que dificultavam a navegação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário