domingo, 9 de janeiro de 2011

1077 - O trem passava por Maratá

O site da prefeitura de Maratá apresenta esta série de fotos mostrando o tempo em que o trem passava pelo atual município (na época um distrito de Montenegro).

Clique sobre as fotos para ver melhor

Operários da construção da ponte no Maratá posaram para a foto histórica

O trem passando pela linha, no interior do município

Na estação de São João do Montenegro, a população se concentra para recepcionar o interventor do estado. Interventores foram os políticos nomeados por Getúlio Vargas para governar os estados durante o seu período de governo ditatorial (de 1937 a 1945). No Rio Grande do Sul, foram interventores Daltro Filho, Maurício Cardoso, Cordeiro de Farias e Ernesto Dorneles.

O povo, na plataforma da Estação Maratá, num dia de 1937

Pegar o trem no Maratá era uma opção para as pessoas que, de Estrela ou Teutônia, queriam ir até Porto Alegre. Por isso, entre 1950 e 1977 havia uma linha de ônibus ligando estas cidades

A vila de Maratá desenvolveu-se com a construção da linha férrea. Produtos e passageiros de toda uma região (até Estrela, no vale do Taquari) eram transportados pela ferrovia. A linha férrea, que ligava Caxias do Sul a Porto Alegre, foi inaugurada em 1911

O excelente site Estações Ferroviárias do Brasil fornece informações importantes sobre a ferrovia e a estação férrea construída na vila de Maratá:

"A linha Porto Alegre-Caxias foi aberta no trecho entre a Capital e São Leopoldo em 1874, como a primeira ferrovia do Estado. Em 1876 foi prolongada até a estação de Novo Hamburgo. Em 1905, a Cie. des Chemins de Fer au Brésil assumiu a linha. Apenas em 1909 a linha teve continuação, partindo de Rio dos Sinos, 7 km antes de Novo Hamburgo e chegando até Carlos Barbosa em 1910, e, no ano seguinte, até Caxias do Sul. Em 1920, a linha foi assumida pela VFRGS. Foi desativada nos anos 1980; o trecho até São Leopoldo foi retificado e serve hoje ao sistema Trensurb da Grande Porto Alegre (trens metropolitanos); entre Rio dos Sinos e Montenegro, a linha foi erradicada em 1963, substituída por uma variante (que ainda existe e passa pelo Polo Petroquímico); para a frente, existem trilhos ainda em alguns pedaços, mas oficialmente a ferrovia a partir de Montenegro foi extinta em 1994 pela RFFSA.

A estação de Maratá foi inaugurada em 1909 pela Cie. Auxiliaire. Desativada no final dos anos 1970, seus trilhos foram retirados. Próxima à estação ficava uma pedreira da ferrovia, a pedreira Maratá. Emancipou-se como município em 1992. "O pátio da antiga estação abriga um parque da prefeitura, o prédio talvez ainda exista, faz tempo que não vou até lá" (Gelson Garcia, Montenegro, RS, 03/2005). "Uma linha de ônibus fazia a conexão com o trem que vinha de Porto Alegre pela manhã, levando os passageiros para Lajeado e Estrela, hoje cidades de porte médio, mas que na época, devido à falta de rodovias, dependiam do trem para se deslocarem até a capital. O mesmo voltava á tarde trazendo os passageiros com destino a Montenegro e Porto Alegre. Hoje, o que existe da estação de Maratá é a plataforma e a velha caixa d água transformada em caneco de chopp. Infelizmente a Prefeitura demoliu todas as dependências da estação" (Gelson Garcia, Montenegro, RS, 01/2006). O mesmo Gelson informa, em julho de 2006, que a estação foi reconstruída no mesmo local. (Fontes: Gelson Garcia; Guias Levi, 1940-1981; Revista Ferroviária, 08/2000; Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do Sul, IPHAE, 2002; Relatório da VFRGS de 1929)"



2 comentários:

  1. Parabéns pela pesquisa. Viajei diversas vezes a Maratá, a partir de Porto Alegre, para visitar os meus avós, nos anos 50 e 60. Primeiramente com locomotivas "Maria Fumaça", via Capela e Pareci, e posteriormente, com a Diesel, já pela variante.
    Boas as fotos! Felizmente foram bem conservadas e agora podem ser divulgadas amplamente via digital.
    Bom trabalho!
    Roberto Schlindwein

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  2. Maratá, nascida infestada de felizes índios, capital nacional das mais belas cascatas, boa pesca de lambaris, igrejas católica e luterana perigosamente próximas, centro financeiro da colônia, um dia o tempo ainda volta,,,,, saudades! Joe kerber

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