domingo, 9 de janeiro de 2011

1078 - A cervejaria Sassen também teve suas raízes em Linha Nova

A Cervejaria Continental contava com prédios magníficos, hoje transformados no Shopping Total, na avenida Cristovão Colombo, em Porto Alegre

O blog Cervisiafilia revela que também a Cervejaria Sassen, uma das componentes da Cervejaria Continental, era descendente da cervejaria criada por Henrique Ritter, de Linha Nova.
A Continental foi a maior cervejaria do Rio Grande do Sul.
Dela a Wikipedia relata:

"Cervejaria Continental foi uma cervejaria brasileira instalada em Porto Alegre. Foi criada, em 1 de julho de 1924, a partir da fusão de três cervejarias: Cervejaria Bopp (filhos de Carlos Bopp), Cervejaria Sassen (de Bernardo Sassen e filhos) e Cervejaria Ritter (dos sucessores de Henrique Ritter), criando a Cervejaria Continental (Cervejaria Bopp, Sassen, Ritter e Cia Ltda.), que instalou-se no prédio da Cervejaria Bopp, com todo o seu maquinário.
A fusão foi o produto final do desaparecimento de grande parte das cervejarias nos anos posteriores ao final do século XIX, quando haviam 21 fabricantes de cerveja em Porto Alegre[1])
Em 1941 a Cervejaria Continental, instalou um campo experimental de cevada no Rio Grande do Sul, que continua as pesquisas até hoje em Encruzilhada do Sul[2]. A cervejaria era um anunciante frequente na Revista do Globo, tendo mesmo chegado a imprimir milhares rótulos de cerveja como ato simbólico em comemoração à chegada de um novo litógrafo na Editora, em 1938[3].
Em 1946, então o maior grupo cervejeiro do Rio Grande do Sul[4], foi comprada pela Cervejaria Brahma."

A Cervejaria Continental era muito grande e teve peso no crescimento da Brahma, sendo parte das origens da multinacional Ambev, uma das maiores empresas brasileiras.
O relato de como Henrique Ritter influiu na criação da cervejaria Becker se encontra no endereço
http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:Ui6_AknpP8UJ:cervisiafilia.criarumblog.com/Cervisiafilia-b1/Precursoras-da-Cervejaria-Continental-A-Cervejaria-Becker-Sassen-Guilherme-Becker-Bernhard-Oswald-Sassen-b1-p15.htm+cervejaria+becker&cd=2&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br


Precursoras da Cervejaria Continental - A Cervejaria Becker / Sassen - Guilherme Becker/ Bernhard Oswald Sassen


Precursoras da Cervejaria Continental - A Cervejaria Becker / Sassen - Guilherme Becker/ Bernhard Oswald Sassen

Guilherme Becker emigrou para o Brasil em 1869, na Alemanha onde nasceu havia trabalhado como polidor de ágata e pedras semi-preciosas, nos primeiros tempos no Brasil, trabalhou no calçamento da rua Cristóvão Colombo, em Porto Alegre.

Ainda solteiro, Guilherme transferiu-se para a Linha Nova para trabalhar na fábrica de Georg Heinrich Ritter, com quem aprendeu o ofício de cervejeiro.

Em 9 de fevereiro de 1878 casou-se com Elisabeth Ritter e recebeu o incentivo do tio e padrasto de sua esposa, tido como sogro, para construir a residência da família e instalar a fábrica de cerveja em um terreno localizado no bairro Floresta, em Porto Alegre.
 
Guilherme Becker conseguiu instalar sua cervejaria, em Porto Alegre, no início do ano de 1879.

Do casamento, com 11 anos de duração, de Guilherme e Elisabeth nasceram quatro filhos:
Helma, que perdeu a vida com 7 anos de idade, Lydia, Guilherme e Olga. Esta última, mais tarde, casaria com o primo em segundo grau Frederico Augusto, filho de Henrique Ritter, com o qual convivera desde a infância.

As atividades insalubres a que se dedicou durante a juventude causaram-lhe uma moléstia nos pulmões, denominada silicose, produzida pela inalação de pó de pedra ou de areia. Apesar de ter procurado cura na Alemanha, veio a falecer aos 39 anos, no dia 4 de junho de 1889, em Porto Alegre.

Henrique Ritter decidiu administrar e trabalhar nessa empresa no período da enfermidade de Guilherme e, posteriormente, durante a viuvez da prima Elisabeth Ritter Becker. Desse modo, administrou os negócios da prima-irmã e somente se afastou quando sua prima-irmã, Elisabeth Ritter Becker decidiu casar-se novamente algum tempo depois, aos 33 anos. A união com Bernhard Oswald Sassen ocorreu no dia 7 de outubro de 1890. O noivo, com 38 anos, era um alemão que havia emigrado para o Brasil em 1870 e fora amigo do falecido marido de sua nova esposa.

Assim, Bernhard Oswald Sassen passou a administrar a cervejaria Becker que, em pouco tempo, passou a chamar-se Cervejaria Becker de Bernhard Sassen.

Henrique, por sua vez, com toda a sua experiência tomou a decisão de continuar no ofício de cervejeiro e realizou o projeto de criação de sua própria cervejaria.

No dia 9 de fevereiro de 1909 o jornal Correio do Povo noticiava na seção "Diversas":
"...Cervejaria Becker - Chegou a esta capital, com procedencia de Munich na Allemanha, o engenheiro Fritz Mack, que vem armar as novas machinas da Cervejaria Becker, do sr. Guilherme Sassen, á rua Christovão Colombo..." 

Na década de 1920, a cervejaria da Bernardo Sassen e Filhos (sucessores de Guilherme Becker e Bernardo Sassen) passou a fazer parte do Consórcio Continental, formado em julho de 1924 quando as firmas Bopp Irmãos (sucessores de Carlos Bopp), Henrique Ritter e Filhos (sucessores de Henrique Ritter) fundiram-se sob a razão social Bopp, Sassen e Ritter e Cia. Ltda. Surgiu assim um novo estabelecimento comercial, denominado Cervejaria Continental, que se instalou na rua Cristóvão Colombo, 625.

Nenhum comentário:

Postar um comentário