sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

1069 - Escola do SENAI no Caí


O prédio em que funcionou a fábrica Leitz (construído na década de 1950, pelo Exército, para servir como depósito de alfafa) foi reformado para abrigar a escola do SENAI

Matéria publicada no jornal Fato Novo, em 8 de janeiro de 2011:


Falta de mão de obra especializada é um grande problema, que limita o desenvolvimento das empresas.
Agora, felizmente, está sendo dado um grande passo para a solução deste problema.
O antigo prédio da Leitz, próximo ao centro da cidade, foi adquirido e está sendo reformado para o funcionamento de uma escola do SENAI.
Isto está acontecendo graças ao trabalho realizado pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACIS), de São Sebastião do Caí. 
O presidente da entidade, Alexandre Oderich, coordenou os esforços, com importante apoio de empresários locais, inclusive Marcos Oderich, que é diretor da FIERGS e ajudou muito nos contatos com o SENAI, A prefeitura municipal também ajudou muito e os primeiros resultado deste esforço está prestes a ser colhido.
No próximo dia 14 de fevereiro devem começar as aulas do primeiro curso: o de marcenaria.  Escolha determinada pelo fato do SENAI dispor do maquinário necessário para as aulas.
Não faltarão alunos. Uma única empresa, a Kappesberg, de Tupandi, deverá inscrever 60 alunos. Com o que já será necessário fazer o curso em dois turnos.
Para o segundo semestre deste ano, deverão ser ativados mais dois cursos: os de Mecânica e de Elétrica.
Reformas estão sendo feitas rapidamente nos prédios da antiga Leitz, para que eles tenham condições mínimas de utilização já em fevereiro. 
Mais reformas serão necessárias para a implementação dos outros cursos. Por isso já existe um grupo de colaboradores trabalhando na filiação de empresas na ACIS e na captação de doações para  a execução das reformas. Atualmente, Iguatemi Moreira (NVP Seguros) e Carlos Roberto Flores (SGS) atuam voluntariamente nesta captação.
As empresas são obrigadas, por lei, a financiar o treinamento de jovens dentro do Programa Jovem Aprendiz. Razão pela qual, todas - dependendo do seu porte - terão de contribuir.
Empresários com visão de futuro têm interesse em participar porque os benefícios que terão por dispor de mão de obra preparada irão compensar amplamente o investimento realizado.
Brevemente a ACIS estará realizando uma reunião para a qual serão convidados representantes das principais empresas da região. Um dos objetivos será a de fazer uma pesquisa visando determinar quais os cursos mais necessários na região, para que eles sejam implantados no próximo ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário