Porque Hortêncio é com c e não com s, como hortênsia
É fácil acontecer o erro de escrever São José do Hortênsio, quando, na verdade, o nome é São José do Hortêncio. Esta grafia foi escolhida quando da criação do município, em 1988, porque o jornal Fato Novo apontou o fato de que, conforme documentos antigos, o nome de Hortêncio Leite de Oliveira (que deu origem ao nome do município, era grafado com c).
O Fato Novo também tentou influir na escolha do gentílico de alguns municípios. Gentílico, para quem não sabe, é o nome que se dá aos habitantes de um país, estado, município ou cidade.
No caso de Bom Princípio, o Fato Novo adotou a palavra principiense como gentílico, mas a prefeitura optou por bom-principiense. Atualmente, como se pode ver pelo google, as duas opções são utilizadas.
O mesmo ocorre no Pareci Novo. O jornal Fato Novo adotou a palavra principiense, enquanto a prefeitura utiliza pareci-novense.
O problema ocorre quando a cidade, estado ou país tem um nome composto por mais de uma palavra.
A maioria dos municípios tiveram o juízo de optar por nomes mais curtos. Caso de hortenciense para São José do Hortêncio. Seria um absurdo usar a palavras sãojosédohortenciense. Principalmente na visão prática dos jornalistas que têm problemas para compor títulos que não sejam muito cumpridos.
Felizmente, em alguns dos nossos municípios prevaleceu o bom senso e a praticidade.
Para Salvador do Sul o gentílico é salvadorense. Em São Vendelino, predomina o vendelinense.
No caso de Alto Feliz, não tem como abreviar, pois o gentilico felizense seria igual ao do vizinho município de Feliz. Aí se justifica o composto alto-felizense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário