Num terreno pequeno, nos fundos de casa, Leopoldo Christ produz para si e sobra para os vizinhos
A casa de seu Leopoldo Christ, é muito bem conservada. Um lugar ideal para conviver com a esposa, Madalena Winter (29 anos de um relacionamento que, evidentemente, é muito bom). E os espaços que restam no terreno (de 11 por 33 metros) são muito bem aproveitados.
Na frente, além da grama bem cortada, existem duas árvores muito bonitas e que dão excelente sombra na varanda frontal da casa. São mangueiras, e proporcionam boa colheita da fruta saborosa.
Nos fundos, todo o espaço é aproveitado numa horta/quintal que oferece grande variedade de hortaliças e frutas para a dieta do casal. Tem feijão de vagem, cebolinha, tomate, alface, couve, maracujá, chuchu, repolho, bergamota, figo.
O feijão de vagem plantado este ano foi um exagero. Seu Leopoldo os planta junto com taquaras fincadas que dão suporte ao crescimento vertical da planta. Um pé subiu dois metros e desceu novamente até o chão. A planta, com seus quatro metros de extensão, faz lembrar a clássica história infantil de João e o Pé de Feijão. Um feijão mágico cujo pé subiu até o céu e, por ele um menino subiu, encontrando - lá em cima - um castelo, um gigante e muita aventura.
A produção da “lavoura” do seu Leopoldo é muito boa, servindo para diminuir a despesa da família. E os vizinhos também agradecem, pois o velho agricultor urbano costuma presenteá-los com as sobras da sua produção.
E eles devem ficar, mesmo, muito satisfeitos, pois os alimentos que ganham são extremamente saudáveis.
Seu Leopoldo não usa veneno nem adubo para cultivar as suas plantas. Ele guarda, em duas grandes caixas, a grama cortada, as folhas caídas das árvores e os restos vegetais da cozinha (cascas de frutas etc). Papel e, eventualmente, alguma madeira apodrecida também vai. Depois de um certo período de maturação, este material é servido às plantas como adubo.
A alimentação saudável, juntamente com a atividade constante e o bom relacionamento com a esposa, companheiros do grupo de dança e vizinhos, certamente, são ingredientes importantes da receita de vida feliz e saudável de seu Leopoldo. Um exemplo a ser imitado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário