segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

1101 - O Campestre da Conceição também faz festa para Nossa Senhora dos Navegantes


Depis da capelinha construída próximo ao arroio, em 1934, a comunidade construiu uma nova, maior e em terreno alto, livre de enchente









Ao mesmo tempo que o bairro Navegantes faz festa em louvor à sua padroeira - Nossa Senhora dos
Navegantes -  uma outra comunidade caiense festeja a mesma santa.
Isso ocorre no Campestre da Conceição, que cultiva uma secular devoção pela mesma Nossa Senhora dos Navegantes.
Acontece que o Campestre fica junto ao arroio Cadeia e, antigamente, os habitantes da localidade utilizavam-se da navegação por este arroio para transportar a sua produção até Porto Alegre. Naquela época, devido à existência da Barragem Rio Branco, no Pareci, o rio Caí e o arroio Cadeia eram mais profundas e mais favoráveis à navegação.
E, assim como hoje ocorrem acidentes e assaltos aos caminhoneiros, naquela época ocorriam essas desgraças com os  navegantes. Por isso, eles e seus familiares se apegavam à fé em Nossa Senhora dos Navegantes para afastar essas desgraças.
Não se sabe exatamente quando esta devoção começou, mas é bem possível que tenha sido nos primeiros anos do século passado, quando a barragem Rio Branco ficou pronta e o nível do rio (e do arroio) subiu, permitindo a navegação.
E, desde então, existe a festa de Navegantes no Campestre. A tradição, ao invés de diminuir tem aumentado.
Nos últimos anos a festa da comunidade cresceu, se organizou melhor e atrai mais gente.
Nos dias da festa, em torno de 2 de fevereiro, ocorre a procissão, que vai da antiga capelinha (situada na beira do arroio) até a igreja nova, no centro da comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário