segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

1100 - O escultor e escritor Sílvio Nazário

Sílvio ao lado de sua escultura A Fuga, plantada entre as árvores da praça Orestes Lucas






Não poderia ser diferente, pois aquele era um encontro de vitoriosos. Estavam ali as pessoas que, segundo os caienses,  são as melhores nas suas respectivas atividades.
O evento ocorreu na Tratoria Di Variani, que ficou lotada, tanto de pessoas como de alto astral.
Caiense nato, filho de um antigo sapateiro caiense, Sílvio Nazário é uma pessoa inquieta. Seu pai, conhecido como Jorge Sapateiro, tinha sua casa, e oficina, na frente da praça. Muito perto da antiga biblioteca pública (o que pode ter influído bastante na sua formação).
Sílvio era pobre, mas leu muito e estudou muito. Jovem ainda foi para Porto Alegre e lá teve vários empregos, com os quais custeou os seus estudos. 
Estudou contabilidade,  entrou na universidade e estudou Ciências, na PUC. Depois fez Pedagogia e vários cursos de especialização, principalmente nas áreas de cinema e teatro.
Nazário calcula que já fez 5.000 esculturas. Desde as bem pequenas (com dois centímetros de altura), às bem grandes, com até dois metros e 40 centímetros. Mas, como a maioria dos artistas brasileiros, ganhou muito pouco com a sua obra e tem a maioria das suas obras guardadas em um grande depósito que mandou construir junto à sua casa. Duas de suas estátuas, feitas com ferro de sucata, estão visíveis para os caienses. Uma delas é A Fuga, que pode ser vista na praça Orestes Lucas, ao lado do forum. A outra é A Família, que se encontra no hall do Centro de Cultura.
Nazário escreveu muitos roteiros cinematográficos. Alguns muito bem avaliados, mas que ainda não foram filmados. E, também, muitos livros, sendo dois deles publicados: Os Padres da Minha Vida e Eram os Deuses Psiquiatras.
As suas inquietudes levaram Sílvio Nazário a criar um bar chamado Por que Não, que fez sucesso no Caí por algum tempo, mas acabou fechando. O bar deixou saudades em muitas pessoas, que admiravam a proposta inovadora do estabelecimento. Mas, para Sílvio, as lembranças não são tão boas. Teve muitas incomodações por causa dele.
Mas o medo de se incomodar não detém o artista, um tanto incompreendido mas nem por isso menos disposto a continuar incompreendendo as pessoas. Segundo ele, a arte é assim mesmo. O artista abre brechas que provocam certo abalo nas paredes. Mas as pessoas que passam por essas brechas descobrem novos caminhos. E, assim, a humanidade progride.

9 comentários:

  1. GOSTARIA DE PARTICIPAR ANONIMAMENTE DOS PROGRAMAS

    ResponderExcluir
  2. GOSTARIA DE MOSTRAR MINHA IMENSA PRODUÇÃO CULTURAL

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho pena de silvio nazario por ele andar nas sombras eu rezo todo dia pedindo a deus para que silvio nazario encontre o caminho daluz do senhor e ande nos caminhos retos que provem de deus o seu silvio nazario e graduado e um otimo escultor mas nunca adiquiriu nada na vida porque nao anda no caminho de deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sra.juditi raditi não sou digno de pena ,deixe-as para os passaros.Sou muito feliz com tudo que realizei durante a vida a sra.não imagina nem de longe o quanto.Ex. 5 faculdades,milhares de esculturas ,dois livros editados e mais 8 prontos aguardando patrocinio,filme premiado em gramado.Agora tem um porem:não queira que eu tenha ou pratique seus ritos religiosos;tenho minha fé e não lhe interessa,nem a imponho para ninguem.Para encerrar lhe digo:ser certo é uma espécie de loucura.A CONTRADIÇÃO É UM DIREITO DADO AO SER HUMANO.Erro,acerto e respeito as opiniões alheias.Sua avaliação sobre "nunca adquiriu nada na vida'É incorreta:adquiri compaixão pelo ser humano e os ajudo como posso.SUA MORAL É SUA.Não tente degenerar minha imagem pois minha Fé é muito mais forte que a sra. imagina faça o mínimo que fiz ai a sra andará no caminho de deus.SUAS PALAVRAS ESTÃO CARREGADAS DE DOR E FRURSTRAÇÃO.DESEJO-LHE MUITA LUZ.

      Excluir
    2. senhora juditi radite identifique-se para não ficar dizendo bobagem e cuide de sua luz pois parece que voce só vive de luz.Garanto-lhe que não me falta naDA

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Oi estava agora dando uma olhada na internete e te vi aqui, como voce esta ? Tudo de bom para voce meu amigo

    ResponderExcluir
  6. quem e essa mulher juditi raditi? Que falou mau de ti, se voce e uma pessoa tao boa, manda essa mulher pasta capim

    ResponderExcluir