segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

1112 - Doppelpikade

O atual traçado urbanístico de cidades como Linha Nova (foto) não deixam dúvidas de que elas nasceram como doppelpikade
O professor Egídio Weissheimer é um verdadeiro mestre, no que diz respeito à história da imigração alemã e da região do Vale do Caí. Por isso seus trabalhos são tão valorizados no nosso blog. Mas a maior especialidade do professor Weissheimer é, a história inicial de Feliz.
Um assunto muito importante, porque a colonização alemã na Feliz começou antes de Bom Princípio, Caí ou Montenegro. Por isso o estudo da história de Feliz, principalmente no seu período inicial, é muito importante. E, neste assunto, Wessheimer é o maior especialista. Tanto que, recentemente, escreveu um importate livro sobre o tma intitulado Picada Feliz.
Em 2008, quando ainda pesquisava para a elaboração desse livro, o professor escreveu uma carta para Maria Romana Winter Selbach, então secretária de cultura de Feliz, antecipando-lhe algumas informações que hoje podem ser encontradas no livro. Aqui, um intrigante trecho da carta:
"A Picada Feliz, aberta por ordem do governo imperial em 1846, foi uma Doppeltpikade, ou seja, uma picada dupla, pois os lotes foram demarcados para os dois lados da picada (trilho) aberto dentro da mata. Esclareço que a picada aberta naquele longíquo ano corresponde hoje à Rua Santa Catarina, que antes desse nome chamava-se Rua Velha. Então, se posicionando de costas para o rio, temos à direita, os lotes ímpares e à esquerda, os lotes pares. O lote nº 1 foi adquirido por Johann Simon".
A questão que se levanta é: existiram picadas que não foram doppelpikade?
Alguém sabe de uma picada na qual não tenham sido vendidos lotes em ambos os lados da estrada?
Talvez um loteamento feito numa das margens de um rio. Algo assim pode ter acontecido, por exemplo, na margem esquerda do rio Caí, em Picada Cará. Ou talvez no Caí Velho e Bela Vista, também na margem esquerda do rio Caí, no atual município de Bom Princípio.
Mapa publicado no livro Os Pioneiros da Picada Feliz, de Egídio Weissheimer, indica claramente que a Picada Temerária, na margem esquerda do rio Caí, teve esta configuração. A frente de cada lote dava, ao que parece, para o rio Caí.
Mais conhecida como Linha Temerária, conforme o mapa citado, a picada incluia a Picada Cará. A Picada Cará é um interessante exemplo de localidade que ainda preserva a palavra picada no seu nome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário