Puerto Rico, hoje, é uma bela cidade, muito arborizada, que lembra cidades da Europa |
Visitei recentemente a província de Misiones e, na minha opinião, os colonos que permaneceram nas colônias velhas (vales do Caí e Sinos - veja, sobre o assunto, a postagem 1121), sem dúvida ficaram em melhores condições financeiras do que os que emigraram para aquela província argentina. Isso porque aquela região não teve o mesmo desenvolvimento que se observa na por aqui.
No caminho até Puerto Rico não havia uma estrada asfaltada, a não ser a principal onde transitávamos. Vi apenas chalés e esses chalés ainda eram muito simples. Tudo era muito velho no caminho, inclusive os carros.
A cidade de Puerto Rico em si, é bonita, arborizada, com casas de alvenaria, uma igreja grande e bonita. Um lugarejo que se assemelha a alguns lugares europeus por ser muito bonito, diferente da realidade da região.
Não visitei outros lugares. Estive só em Puerto Rico e Mbopicuá, que já era um lugar mais simples. Lugarejo típico do interior, com as casas afastadas umas das outras. Um lugar pequeno onde todos se conhecem.
O povo é muito simples, religioso e hospitaleiro, Quase todos falam o alemão e muitos, inclusive, o português.
Misiones é a segunda menor província da Argentina, com 0,8% dos habitantes do país morando ali. Quase todos são de origens alemã ou índígena. Pude constatar, também, que houveram muitos casamentos entre essas duas etnias.
Texto de Felipe Kuhn Braun
Parabéns pelo bem elaborado blog!
ResponderExcluirUm pouco da história dos Heinzmann no Rio Grande do Sul, também da região do Vale do Cai...
O imigrante suiço oriundo do Cantao de Valais da comuna de Visperterminen (Visp)
Josef Florentin Heinzmann (1827-1908), chegou ao Rio Grande do Sul em 1876, acompanhado de sua esposa Ana Maria Ambort (1837-1924)e de seus filhos Longinus com 14 anos, Constantinus com 11 anos e Martina com 7 anos, que foram encaminhados ao município de Montenegro e com os demais emigrabtes se estabeleceram na Linha Francesa (conhecido como Vale Suiço), onde tiveram acesso aos lotes rurais de floresta virgem...
Meu avô Constantino Heinzmann, filho de Longinus, nasceu em 1898 em Boa Vista na região do Vale do Cai, falava o dialeto franco-alemão, teuto-suiço.
Constantino iniciou sua carreira como construtor (Paul-Maister), construiu 34 igrejas, sendo que seu primeiro trabalho foi a Igreja de São Salvador. Entre as suas obras estão: as igrejas católicas de Salvador das Missões, Selbach, Selba, Cerro Largo, Santa Rosa, Guarani das Missões, Harmonia, Crissiumal, Nova Candelária, Pirapó, Campina das Missões, Cândido Freire entre outras no Rio grande do Sul. A Igreja de Puerto Rico Missiones na Argentina também foi construída por ele.
Mais informações no meu blog:
http://www.familiaheinzmann.blogspot.com