quarta-feira, 23 de março de 2011

1157 - Cláudio Noschang cuida das articulações de grandes atletas

Dunga usou os serviços de Cláudio a partir de 1993 
e tornou-se seu cliente, amigo e propagandista
De vez em quando um helicóptero pousa num campinho ao lado da casa do massagista prático e osteopata caiense Cláudio Noschang. Trata-se de um grande empresário que vem de Porto Alegre para se tratar com o coceituado profissional, que atende na sua casa, no bairro Rio Branco.
Cláudio tem mais de 40 anos de experiência na profissão, que aprendeu com o pai, seu Olíbio, que já era um massagista de enorme conceito. Mais conhecido pelo apelido de Nenê, ele já era famoso no mundo do futebol. Começando por Airton, um dos maiores craques gremistas, Olíbio teve como clientes grandes ídolos gremistas, como Manga (que também jogou pelo Inter, Anchieta, Oberdan, Casemiro e Alcindo. Todos esses atletas extraordinários passaram pelo consultório do seu Nenê Noschang, no Rio Branco. E também craques do Inter, como Ruben Paz.
Cláudio segue com muito sucesso a tradição familiar, que vem de muito longe. Seu bisavô, Juan Noschang, veio da Alemanha e fixou-se inicialmente em Arroio do Meio, onde já era conhecido como massagista.
Lá seu Juan casou com uma índia (bugra) e teve dois filhos. Um dos quais, chamado Bernardo, veio fixar-se no Rio Branco, e criou fama como massagista. Era conhecido em toda a região como o Alemão do Caí.
Alíbio Naschang, o seu Nenê, era filho de Bernanardo, aprendeu a arte e ciência da massagem com o pai e a transmitiu para o filho Cláudio. 
Os Noschang que foram massagistas ( osteopata, como se diria hoje, ou knochen-flickert, consertador de ossos, como se dizia na velha colônia alemã) sempre elegeram um filho para ser seu ajudante e aprendiz. E o mesmo acontece com Cláudio e seu filho Renan. O jovem trabalhou com o pai por três anos, fez faculdade de fisioterapia na ULBRA e hoje está em Portugal, onde faz curso de mestrado e atua como fisioterapeuta. Trabalha principalmente na área do esporte. 
O ex-craque Baidek - do Grêmio - que é cliente de Cláudio Noschang há 25 anos - tornou-se amigo da família. Hoje empresário do futebol, ele dá apoio ao jovem Renan na sua trajetória profissional na Europa.
DUNGA
O mais célebre cliente de Cláudio Noschang é, sem dúvida, o jogador e técnico da seleção brasileira Dunga (Carlos Caetano Bledorn Verri, natural de Ijuí).
Ele descobriu as qualidades do massagista em 1993 ou 1994, quando jogava no Stuttgart e tornou-se campeão mundial jogando com capitão da seleção no mundial dos Estados Unidos. Uma amiga lhe falou dos prodígios praticados por Cláudio e Dunga veio ao Cai para se tratar com ele. Os resultados foram tão bons que, ainda hoje, Dunga é visto seguidamente na casa e consultório de Cláudio, no Rio Branco.
Foi o que aconteceu na última segunda-feira, (23/01/11) no início da noite. Com fãns aglomerados em torno da casa, Dunga submeteu-se ao tratamento do fisioterapeuta e depois ficou conversando com a família Noschang, que já faz parte do seu círculo de amizades. Dunga recebeu a reportagem do Fato Novo e fez a maior propaganda do trabalho de Cláudio. Vindo de alguém como Dunga, que tem acesso ao que de melhor a medicina tem a oferecer no mundo, sem dúvida, é uma grande recomendação.
Não há dúvida de que a bem sucedida tradição da família Noschang (transmitida e aperfeiçoada em cinco gerações) deve ser, mesmo, algo raro e notável. Dunga diz que isso se vê claramente pelos resultados que os clientes observam depois de se tratar com Cláudio. 
A ciência médica deveria estudar as técnicas desenvolvidas por Cláudio Noschang e seus antepassados massagistas. Trata-se de um conhecimento que se aprimorou ao longo de mais de um século, de forma isolada, sem muito intercâmbio com a cultura existente sobre o assunto existente no mundo. E, pelos resultados que apresenta, mostra ser eficaz.

Um comentário:

  1. sou cliente do Claudio Noschang desde década 1980 não lembro bem o ano .Também me tratei com seu Nenê era muito meu amigo como sou amiga de Cláudio e família.Claudio estou precisando consultar um grande abraço Deus abençoe essas mãos.

    ResponderExcluir