quarta-feira, 6 de abril de 2011

1163 - Carreteras nas ruas do Caí


As legendárias corridas de carreteras passavam pelo Caí, na velha estrada Júlio de Castilhos (hoje RS-122). O trecho da estrada mostrado na foto corresponde hoje à avenida Egydio Michaelsen
Clique sobre a foto para ver melhor
Nos anos 1950 e até meados dos 60, eram realizadas grandes corridas de carreteras, no estado. Elas eram disputadas nas principais estradas gaúchas (carretera, em espanhol, significa estrada). Inclusive a estrada Júlio de Castilhos, atual RS-122 que era uma estrada muito importante naquela época (como também é hoje). Corridas fantásticas eram disputadas na época, com carros de série adaptados para as necessidades das corridas da época: de longa distância e em estradas de terra, esburacadas, que fazem nossas atuais estradas parecerem de primeiro mundo. Grandes pilotos surgiram na época, colocando o automobilismo gaúcho na vanguarda deste esporte no país. Dois destes pilotos gaúchos, Breno Fornari e Catarino Andreatta venceram a primeira prova das 1.000 milhas de Interlagos, em São Paulo, no ano de 1956, com um automóvel Ford do ano de 1930.
Até o final da década de 1950, a rodovia Júlio de Castilhos (hoje RS-122) passava por dentro da cidade do Caí. Como vemos na foto acima, que mostra um trecho da estrada que corresponde à atual avenida Egydio Michaelsen.  Vê se na foto como o público se postava à margem da estrada, sem nenhuma proteção. O carro que se avista parece parado, com a porta aberta e sem o piloto. O local onde ele está parado fica exatamente em frente à antiga loja e oficina de João Pereira, uma concessionária Ford. Será que o piloto fez ali um pit stop para consertar o seu carro?
Na foto vê-se também o prédio do hotel de Ivo Silva, no outro lado da rua e o prédio onde hoje funciona a lancheria Barracão. Na casa de madeira que aparece com destaque na foto morava  Rosalino Alves Aparício, mais conhecido como Chato Aparício. Funcionário público estadual e figura de destaque na cidade. A foto foi tirada de onde funcionava a concessionária Ford, de João Pereira, atualmente a revenda de automóveis J Pereira Veículos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário