A Agrosul é um dos suportes para o desenvolvimento caiense na fase pós-Azaléia |
Mas a Azaléia, que era uma grande exportadora e chegou a ser uma das maiores fábricas de calçados do mundo, sofreu muito com a concorrência dos calçados chineses. A empresa pagavam bem aos seus funcionários e os custos com mão de obra, no Rio Grande do Sul, eram muitos altos, se comparados ao que ganhavam os operários chineses. Com mais o custo dos impostos e da falta de estrutura no Brasil, a Azaléia não tinha como competir com os chineses.
Tentando reagir, a empresa fechou boa parte das suas unidades no Rio Grande do Sul e as transferiu para o Nordeste. As duas fábricas que tinha no Caí foram definhando por alguns anos e acabaram fechando em dezembro de 2005.
O colapso do município foi evitado pelo surgimento de novas empresas, principalmente a Agrosul, o crescimento da Conservas Oderich e o crescimento do comércio local, que tornou-se referência na região.
A atual administração municipal caiense, que começou seu governo com medidas de austeridade, obteve o equilíbrio das contas municipais e busca formas de incentivar a produção e o desenvolvimento. Conseguiu recentemente a atração de uma promissora indústria calçadista: a Usaflex, que entrou em atividade recentemente e já planeja ampliar suas atividade na cidade. A mão de obra formada pela Azaléia contribui para isso.
Além disso, a administração investe no incentivo à avicultura e suinocultura, seguindo o modelo adotado pelos municípios que mais prosperaram na região. O asfaltamento da estrada de Pareci Novo e o esperado calçamento da estrada para São José do Hortêncio colocam a cidade como um eixo rodoviário, no meio da região mais desenvolvida do estado.
A excelente localização do Caí sempre, junto ao rio, junto à RS-122, sempre favoreceu o desenvolvimento caiense.
E poderá trazer mais benefícios ainda. Repercute positivamente, no meio intelectual e econômico da região, a idéia de restabelecer a navegação no rio Caí. Seria uma forma mais econômica e segura de transportar as cargas do Vale do Caí e da Serra para o Porto de Rio Grande e contribuiria, inclusive, para diminuir os congestionamentos no gargalo da BR-116 e ponte do Guaíba.
O Caí, além de se equilibrar, busca soluções para impulsionar o seu desenvolvimento e evitar o desalento da sua fase de estagnação. Época em que os jovens do município tinham de se afastar de suas famílias para buscar um futuro melhor em outras terras mais progressistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário