sábado, 30 de abril de 2011

1173 - Fases do desenvolvimento caiense V - Perspectivas

A Agrosul é um dos suportes para o desenvolvimento caiense na fase pós-Azaléia

Mas a Azaléia, que era uma grande exportadora e chegou a ser uma das maiores fábricas de calçados do mundo, sofreu muito com a concorrência dos calçados chineses. A empresa pagavam bem aos seus funcionários e os custos com mão de obra, no Rio Grande do Sul, eram muitos altos, se comparados ao que ganhavam os operários chineses. Com mais o custo dos impostos e da falta de estrutura no Brasil, a Azaléia não tinha como competir com os chineses.
Tentando reagir, a empresa fechou boa parte das suas unidades no Rio Grande do Sul e as transferiu para o Nordeste. As duas fábricas que tinha no Caí foram definhando por alguns anos e acabaram fechando em dezembro de 2005.
O colapso do município foi evitado pelo surgimento de novas empresas, principalmente a Agrosul, o crescimento da Conservas Oderich e o crescimento do comércio local, que tornou-se referência na região.
A atual administração municipal caiense, que começou seu governo com medidas de austeridade, obteve o equilíbrio das contas municipais e busca formas de incentivar a produção e o desenvolvimento. Conseguiu recentemente a atração de uma promissora indústria calçadista: a Usaflex, que entrou em atividade recentemente e já planeja ampliar suas atividade na cidade. A mão de obra formada pela Azaléia contribui para isso.
Além disso, a administração investe no incentivo à avicultura e suinocultura, seguindo o modelo adotado pelos municípios que mais prosperaram na região. O asfaltamento da estrada de Pareci Novo e o esperado calçamento da estrada para São José do Hortêncio colocam a cidade como um eixo rodoviário, no meio da região mais desenvolvida do estado.
A excelente localização do Caí sempre, junto ao rio, junto à RS-122, sempre favoreceu o desenvolvimento caiense.
E poderá trazer mais benefícios ainda. Repercute positivamente, no meio intelectual e econômico da região, a idéia de restabelecer a navegação no rio Caí. Seria uma forma mais econômica e segura de transportar as cargas do Vale do Caí e da Serra para o Porto de Rio Grande e contribuiria, inclusive, para diminuir os congestionamentos no gargalo da BR-116 e ponte do Guaíba.
O Caí, além de se equilibrar, busca soluções para impulsionar o seu desenvolvimento e evitar o desalento da sua fase de estagnação. Época em que os jovens do município tinham de se afastar de suas famílias para buscar um futuro melhor em outras terras mais progressistas.

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