segunda-feira, 9 de maio de 2011

1183 - Um milagre de Santos Fagundes

Tornam-se visíveis os resultados de trabalho começado por Santos Fagundes há 15 anos:  Sheila está na universidade: Sheila chega à univesidade
O caiense Santos Fagundes, que nasceu com visão normal, foi perdendo a capacidade de enxergar ao longo da sua infância e juventude.
Mas ele nunca se entregou. Até em Cuba ele esteve, buscando uma cura milagrosa (que não funionou). Encaminhado pela grande educadora Ivone Weber, frequentou o Centro Luis Braille, em Porto Alegre, onde aprendeu muito.
Hoje, Santos trabalha como assessor parlamentar do senador Paulo Paim, já percorreu grande parte do país neste trabalho e foi o primeiro portador de deficiência visual a formar-se na Universidade Luterana (ULBRA), no curso de Ciências Sociais. E, agora, ele está fazendo mais um curso na mesma faculdade: o de Ciências Políticas.
Positivo, Santos superou muitas barreiras. Casado, pai de um casal de filhos e já com uma netinha de um ano, Santos é um homem realizado e um grande exemplo. Ele provou que a cegueira não incapacita as pessoas.
Em 1996, Santos fundou a Associação de Deficientes Visuais do Vale do Caí), que proporcionou vários cursos destinados aos portadores.
Naquela época o trabalho de Santos e sua esposa Naura desenvolveram intenso trabalho de apoio aos portadores de deficiência visual. E muita gente já se beneficiou disso.
Uma dessas pessoas é a jovem Sheila Michaelsen Flores Lara, de 23 anos, que mora no bairro Angico.
Ela estudou no Instituto Paulo Freire, sob a orientação da pedagoga Naura Dutra Fagundes. Ali formou-se no primeiro e segundo grau. E, passando no exame do Enem, garantiu o seu ingresso na faculdade sem necessidade do vestibular. Hoje, Sheila estuda na ULBRA, fazendo o curso de Pedagogia.
No primeiro dia de aula, Sheila foi acompanhada pela pedagoga Naura, que a ajudou a desbravar os caminhos que ela terá de percorrer da sua casa até a sala de aula. Hoje ela já se sente em condições de fazer isso sozinha.
Um dia Sheila quer ser professora,  ensinando tanto para portadores como não portadores de deficiência visual. Antes disto, porém, ela quer superar outro desafio. Ela que trabalhar e está à procura de emprego. E, pela capacidade já demonstrada na superação de tantos obstáculos, Sheila tem tudo para ser uma boa funcionária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário