O padre Oscar foi o principal responsável pela criação da UNISINOS |
O padre João Oscar Nedel foi o primeiro reitor da UNISINOS e um dos principais responsáveis pela criação desta universidade que, hoje, é uma das principais do país.
O Padre João Oscar era natural de Tupandi, onde nasceu no distante ano de 1911. Ainda menino transferiu-se, com a família para o interior de Cerro Largo.
Segundo o professor jesuíta Roque Junges, Nedel tinha, além da cultura extraordinária, uma forte personalidade e era um grande. “Ele foi um homem muito inteligente, livre, tinha ideias fortes, e foi ele quem deu a configuração inicial à Unisinos. Depois que deixou sua marca na universidade, foi trabalhar na pastoral, com o povo’’. Depois de ser reitor da universidade, o padre Oscar deu uma grande virada na sua vida e passou a dedicar-se à atividade clerical, em contato direto com o povo. Ele foi pároco em Campo Mourão, no Paraná e depois voltou para o estado para ser pároco na igreja São José, em Porto Alegre, onde rezava missas em alemão. Padre Nedel foi velado ontem no Santuário Sagrado Coração de Jesus, onde, às quatro e meia foi celebrada missa e, logo após, ocorreu o enterro.
CIENTISTA E REITOR
Como é característico dos padres jesuítas, o padre Oscar estudou muito e fez doutorado na universidade de München, na Alemanha. De volta ao Brasil, tornou-se professora de História Natural na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Lepoldo. Tornou-se diretor da faculdade e foi o principal responsável pela sua expansão, até a criação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS. Fundada em 1969, a univesidade teve o padre Oscar como o seu primeiro reitor. Foi professor de Etologia, Biologia Geral e Biologia dos Insetos Sociais. A tese de doutorado versou sobre a orientação das abelhas, isto é, estudo da anatomia e histologia da glândula mandibular, em várias espécies de abelhas. Ele também estudara zoologia e botânica
A sua tese de doutorado versou sobre a orientação das abelhas, isto é, estudo da anatomia e histologia da glândula mandibular, em várias espécies de abelhas. Ele também estudara zoologia e botânica, além da técnica de fotografia, que aprendeu para uso nos seus estudos de biologia e desenvolveu tanto, a ponto de tornar-se também mestre na arte fotográfica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário