Na chuva, muito molhados, Darci e Luiz Alberto festejaram a vitória |
Chovia no inicio da noite de domingo (7 de outubro de 2012). A contagem dos votos da eleição foram muito rápidos e logo se soube da vitória de Darci Lauermann na eleição municipal.
Apesar da chuva, Darci e o candidato a vice Luiz Alberto Oliveira subiram na cabine de um caminhão e discursaram para um numeroso grupo de fiéis partidários das suas candidaturas. O prefeito e o novo vice eleito não usavam guarda-chuva e tomaram um banho.
No dia seguinte aconteceu um fato raríssimo. Darci não foi trabalhar. Com a voz comprometida, ele ficou em casa, mas não deixou de conversar com as pessoas que ligaram para ele e de conceder entrevistas. Inclusive para o Fato Novo.
Darci estava de alma lavada. No clamor da campanha, ouviu e leu ofensas dirigidas a ele e teve de se conter. A vitória por diferença de mais de dois mil votos o confortou e, na entrevista, ele falou de administração municipal e de futuro para o município.
Darci lembrou que a sua primeira administração foi muito difícil devido à situação de penúria em que se encontrava a prefeitura. Agora espera realizar mais. Está animado com a possibilidade de atração de empresas proporcionada pelo asfaltamento das avenidas do Condomínio Empresarial, recentemente concluído. E espera dar um novo grande passo com o asfaltamento do trecho inicial da estrada do Campestre de Santa Terezinha, até a entrada da Agrosul. O que vai aumentar as possibilidades de expansão dessa empresa, pois atualmente ela não pode exportar para muitos países, devido à precariedade do atual acesso.
Darci encara esses dois investimentos como semeadura para colheitas futuras. Ele está ciente de que o Caí é um município pobre (em comparação com vizinhos como Tupandi). Isso significa que a população caiense é muito carente e necessitada de apoio. Principalmente na área da saúde.
A solução, segundo o prefeito, é aumentar a receita, para poder dar mais assistência à população carente. Por isso ele está sempre atento a todas as possibilidades de aumentar a receita (ganhos) da prefeitura.
Para ter mais recursos, a prefeitura tem dado todo incentivo possível a novas empresas que estão se instalando no município, às empresas locais que querem expandir suas atividades e aos produtores rurais. Uma política que tem dado muito certo, pois nos dois últimos anos a produção no município aumentou extraordinariamente, assim como a geração de empregos.
Darci já está recebendo consultas de empresas interessadas em se instalar no Condomínio Empresarial e acredita que, nos proximos quatro anos será possível atrair outras empresas de porte para a Cidade Empresarial (área de 200 hectares onde já se encontram o Condomínio, a Agrosul, a Leitz e várias outras empresas).
No setor rural, o prefeito reeleito acredita que será possível dar maior incremento aos aviários e pocilgas, já que a Agrosul está crescendo e a Frangosul superou a sua crise.
O prefeito não promete nada e não apresenta nenhum novo projeto espetacular para o futuro governo. Aposta no “feijão com arroz” de apoiar os produtores para aumentar a entrada de dinheiro na prefeitura. Uma fórmula que já deu frutos. A educação municipal teve uma melhoria espetacular nos últimos anos (conforme mostra o índice do IDEB) e a saúde também já apresenta evolução, com a instalação dos novos postos de saúde nos bairros e o atendimento às emergências na Secretaria da Sáude. Assim, com os pés no chão e prometendo pouco, o prefeito espera fazer mais um governo que a população aprove.
Nenhum comentário:
Postar um comentário